Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prêmio

Dalton Trevisan está entre finalistas do Portugal Telecom

Dos 382 livros inscritos no Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007, 51 foram classificados para a segunda fase de votação. Ao todo, 240 profissionais ligados ao mercado editorial (de críticos literários e editores até professores universitários e escritores) indicaram cinco obras e cinco nomes para compor o júri da próxima etapa.

A lista privilegia títulos e autores com mais exposição à mídia, quase sempre ligados a grandes editoras. Companhia das Letras e Record dominam com 25 indicações, 14 para a primeira e 11 para a segunda. O único paranaense entre os classificados é Dalton Trevisan (vencedor da primeira edição do evento) com o seu livro de contos "Macho Não Ganha Flor".

Os livros se dividem em romances brasileiros, portugueses, angolanos e moçambicanos; contos brasileiros e portugueses; poesia, crônica e biografia brasileiras; e autobiografia portuguesa. Uma característica do Portugal Telecom é premiar as três melhores obras do ano, sem impor seu gênero. Nesse formato, um livro de contos brasileiros poderia conquistar o primeiro lugar, seguido de um romance angolano em segundo e de uma autobiografia portuguesa em terceiro.

O Nobel de Literatura José Saramago aparece com dois títulos: "As Intermitências da Morte" e "As Pequenas Memórias". Entre os brasileiros, surgem vários autores da nova geração, como Daniel Galera ("Mãos de Cavalo"), Santiago Nazarian ("Mastigando Humanos") e Michel Laub ("O Segundo Tempo").

O chamado júri intermediário, do qual fazem parte Cristovão Tezza e José Castello, deve escolher, entre os 51 livros, os dez finalistas do prêmio, a serem divulgados no dia 27 de agosto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.