• Carregando...

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) promove nesta quarta-feira (11) a 12ª edição da Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural, trazendo como convidado especial o educador e produtor cultural Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC São Paulo. O encontro acontece às 18h, no Teatro do Paiol. Danilo Miranda falará sobre "Ação Cultural no Brasil do Século 21", apresentando exemplos de gestão de políticas culturais que despontam atualmente no cenário brasileiro.

Em sua palestra, Danilo Miranda defende que o acesso à cultura e ao conhecimento é o projeto estratégico mais importante para garantir desenvolvimento sustentável e justiça social. "Educação e cultura são cada vez mais vistas como inalienáveis no processo de transformação social", diz o educador, que coordena os 31 centros de atuação do Serviço Social do Comércio no estado de São Paulo, além de um canal de TV, que atua nas áreas de cultura, desenvolvimento físico e esportivo, e lazer sócio-educativo.

Temporada

O encontro com Danilo Miranda marca o início da temporada do programa Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural em 2007. O programa é realizado originalmente na Casa Romário Martins, espaço onde há mais de 30 anos teve início a política de preservação da memória da cidade. O objetivo é criar um fórum de debate, reflexão e divulgação das questões de patrimônio histórico e cultural.

Por ser a Casa Romário um espaço de capacidade física limitada, o projeto possui também um formato ampliado – a Hora da Prosa Especial. É o caso da edição que abre as atividades deste ano. Nessas edições, voltadas à divulgação de políticas nacionais de preservação, os palestrantes convidados de todo o país enfocam temas de relevância e abrangência nacional e mesmo internacional. As edições especiais acontecem no Teatro do Paiol ou em locais que oferecem condições e instalações para maior capacidade de público.

Os palestrantes convidados para a Hora da Prosa são profissionais e especialistas da área de patrimônio cultural, que apresentam projetos ou trabalhos técnico-científicos, discutem propostas e soluções, fomentam o debate, orientam políticas de gestão e difundem conhecimentos sobre temas relacionados à memória, à história ou aos bens culturais. No ano passado, o programa teve como convidados o arquiteto Cyro Corrêa Lyra, a urbanista Márcia Sant’Anna (diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a antropóloga Márcia Kersten, o historiador Igor Chyms e a historiadora Ana Maria Camargo (USP), entre outros especialistas.

Serviço: Hora da Prosa Especial – Conversas sobre Patrimônio Cultural. Convidado: Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC São Paulo. Quarta-feira (11) às 18 horas. Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº, Prado Velho) Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]