• Carregando...

Após sobreviver a inúmeras mudanças de formação e resistir às altas e baixas do som pesado, a banda inglesa Deep Purple continua firme e forte no posto de uma das grandes instituições do rock mundial ainda na ativa. Pela sétima vez em turnê pelo Brasil, a banda volta a Curitiba neste domingo (26), para uma única apresentação no Curitiba Master Hall, após um hiato de sete anos sem vir à capital paranaense.

Os veteranos Ian Gillan (vocal), Roger Glover (baixo), Steve Morse (guitarra), Don Airey (teclados) e Ian Paice (bateria) – membros de uma das formações mais clássicas que a banda já teve e que se reuniu novamente em 2002 – apresentam na América Latina a turnê de seu mais recente álbum, "Rapture of the Deep", lançado no fim do ano passado.

Eleita em meados dos anos 70 como a banda de rock mais potente do planeta pelo Livro Guinness dos Records, a formação inglesa, apesar dos quase 40 anos de estrada, continua impressionando quando o assunto é performance ao vivo. De acordo com a produtora curitibana responsável pelo show, a estrutura de luz que será montada no Curitiba Master Hall é a maior que a casa noturna já recebeu até hoje. Isso sem falar no repertório, que além de canções do novo álbum, deve incluir clássicos como "Smoke on the Water", "Highway Star", "Perfect Strangers", "Strange Kind of Woman" e "Black Night", entre outras, capazes de arrepiar até a medula de adolescentes a sessentões.

Surgido na Inglaterra em 1968, o Deep Purple é considerado um dos precurssores do heavy metal, ao lado de nomes como Black Sabbath e Led Zeppelin. Inicialmente composta pelo guitarrista Ritchie Blackmore, o tecladista Jon Lord, o baterista Ian Paice, o baixista Nick Simper e o vocalista Rod Evans, a banda emplacou, no mesmo ano, o hit "Hush", do álbum de estréia Shades of Deep Purple, nas paradas norte-americanas, porém sem conseguir o mesmo êxito em sua terra-natal. Foi apenas em 1970, após a entrada do vocalista Ian Gillan e do baixista Roger Glover, que o Deep Purple se tornou mundialmente conhecido, graças ao álbum In Rock, que trazia as clássicas "Speed King", "Child in Time" e "Into the Fire", além do single "Black Night". Em 1972, o grupo lança mais uma obra-prima, Machine Head, contendo o megahit "Smoke on the Water". Em 1973, começam as tensões internas e as mudanças de formação – até hoje, são mais de oito. Em julho de 1976, o Deep Purple anunciou sua dissolução, voltando à ativa somente em 1984.

Para outros shows, confira a programação

Serviço: Show com a banda inglesa Deep Purple. Domingo (26) às 21 horas. Curitiba Master Hall (Rua Itajubá, 123) Tel.: 3248-1001. R$ 200,00 e R$ 100,00 (estudantes, pessoas acima de 60 anos e doadores de um quilo de alimento não-perecível).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]