• Carregando...

Raio-X

Confira a ficha técnica completa do espetáculo Kaludha, da Cia Eliane Fetzer, que estréia hoje à noite no Guairinha, em duas sessões:

• Direção geral e criação: Eliane Fetzer

• Elenco: André Oliveira, Carolina Costa, Denise Teixeira, Érika Bartaline, Franciele Paula, Melissa de Castro, Priscila Rocha, Samuel Laurindo, Vivian França e Israel Furtado.

• Cenografia e figurinos: Paulo Maia

• Iluminação: Luiz Nobre

• Sonoplastia: Bruno Gomes

• Fotografia: Zeca Ricetti

"Quem trabalha com dança moderna vê balé em tudo". A afirmação, da coreógrafa gaúcha Eliane Fetzer, foi a origem do mais novo espetáculo de sua companhia, inspirado e um passeio aleatório pelas páginas de um dicionário. "Fui folheando o dicionário e procurando por palavras mais ousadas, diferentes", explica Eliane, em entrevista ao Caderno G.

"Cabuloso", "Tangenciar", "Inconveniente", "Obssessivo", "Buliçoso", "Descomedido", "Macarrão" e "Celulite" são apenas alguns dos vocábulos selecionados pela coreógrafa, geradores da concepção do espetáculo Kaludha, que estréia hoje, em duas únicas sessões (uma às 19 e outra às 21 horas), no Guairinha. "O processo foi relativamente rápido. Trabalhamos durante três meses. Eu, com a responsabilidade de desenvolver a criação e a concepção coreográfica, e os 11 bailarinos, contribuindo com exercícios de improvisação", conta.

O resultado é uma coreografia breve, de apenas 20 minutos, mas de forte impacto ao espectador, graças à rapidez e à desarticulação dos movimentos, que transmitem o significado das palavras através de um diálogo ativo e espontâneo com a platéia.

Para facilitar ainda mais a interação comunicativa com o público, a coreógrafa apostou na combinação da sonoridade das palavras escolhidas entre as páginas do dicionário, com as referências à cultura brasileira presentes em canções de Naná Vasconcelos, cuja música, igualmente marcada pela percussão, serve de pano de fundo para a colocação verbal dos vocábulos. "É um espetáculo bastante vibrante, alegre e dinâmico, que o público irá compreender de imediato", adianta.

Após os 20 minutos de Kaludha, a companhia aproveita a ocasião para reapresentar o espetáculo Um Corpo em Astor Piazzolla, nas duas sessões que acontecem logo mais. Estreado em maio do ano passado, o espetáculo busca valorizar outras facetas da obra musical do bandeonista e compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992), indo além dos reconhecidos tangos. Por meio de movimentos orgânicos e da interpretação corporal, a coreografia desprende-se da tradicional contagem de compassos, dependendo apenas das próprias canções do argentino para alcançar a cadência e a sincronia dos movimentos.

Serviço: Espetáculos Kaludha e Um Corpo em Astor Piazzolla, com o grupo de dança moderna Cia Eliane Fetzer. Guairinha (R. XV de Novembro, s/n º). Hoje, com sessões às 19 e às 21 horas. R$ 10 e R$ 5 (antecipados). Mais informações pelo telefone (41) 3322-2628.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]