• Carregando...

Robert Fisk tem muito a dizer sobre o Oriente Médio e as barbaridades perpetradas pelo Ocidente na região. Suas pesquisas e experiências como correspondente estrangeiro do jornal The Independent renderam dois livros definitivos que, juntos, somam quase 2,5 mil páginas.

A Planeta surpreendeu quando bancou a tradução de A Grande Guerra Pela Civilização – A Conquista do Oriente Médio, obra colossal que mistura relato de guerra com memórias e descreve os encontros de Fisk com Osa-ma Bin Laden. O primeiro aconteceu no Sudão por meio de um amigo em comum, chamado Jamal.

"Eu não estava muito interessado no terrorismo. Queria conversar sobre a experiência de Bin Laden ao lutar pelo Ocidente contra os russos. Eu queria saber mais sobre o funcionamento de sua mente", lembra Fisk. Mais tarde, quando Bin Laden foi para o Afeganistão, ele pediu para rever Fisk, o único jornalista ocidental com que estava disposto a conversar.

Pobre Nação – As Guerras do Líbano no Século XX, lançado pela Record, mistura relato de guerra com análise política. Fisk, na condição de morador do Líbano por 26 anos, foi testemunha de inúmeros conflitos dentro e fora da guerra civil libanesa. Na obra, procura relatar as primeiras ofensivas de homens-bomba e os revides americanos no país.

Na opinião do jornalista britânico, o que o Oriente Médio precisa é de justiça e não de democracia. "Eu reli todos os meus arquivos oito semanas atrás, em Beirute – eu não uso internet e não uso e-mails, meus arquivos são todos em papel –, e procurei pela última vez em que Bush ou Blair usaram a palavra ‘justiça’ no lugar de ‘liberdade’, ‘democracia’ e blablablá. E consegui achar somente uma menção à palavra, usada como referência a um ataque-surpresa de americanos a uma cidade iraquiana, chamado de ‘Operação Justiça Infinita’. Não é exatamente nesse tipo de justiça que eu acho que os árabes estão pensando." Para Fisk, se o Ocidente contribuísse para a justiça no Oriente Médio, a Al Qaeda não teria mais propósito algum.

* * * * *

Serviço: A Grande Guerra Pela Civilização – A Conquista do Oriente Médio (Planeta, 1.496 págs., R$ 120); Pobre Nação – As Guerras do Líbano no Século XX (Record, 966 págs., R$ 88), ambos de Robert Fisk.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]