• Carregando...

Dois amigos de infância – já com mais de 50 anos e descasados – mantêm o hábito quase religioso de se encontrar sempre no mesmo bar para colocar a conversa em dia. Como em qualquer papo de boteco, falam muito sobre mulheres. E em detalhes. Um desses encontros é retratado em Diálogo dos Pênis, peça escrita por Carlos Eduardo Novaes "em resposta" à famosa Os Monólogos da Vagina, de Eve Ensler (no Brasil, adaptação foi dirigida por Miguel Falabella).

Tudo começou há cinco anos, quando o ator Roberto Frota abordou o dramaturgo com o pedido de um texto que falasse sobre problemas masculinos. Como a peça de Eve Ensler estava fazendo sucesso, a brincadeira com o nome do espetáculo veio a calhar. "Mas o título representou um empecilho para patrocínio e divulgação", diz Frota. Uma montagem capaz de mencionar a palavra "pênis" no seu cartaz era logo entendida como subversiva, cheia de baixarias. "Com a nossa experiência, não iríamos entrar numa furada dessas", diz.

Contrariando as expectativas – inclusive dos atores –, foi justamente o título um dos maiores atrativos para o público. Surpresa maior foi perceber que as mulheres, com freqüência, foram maioria nas apresentações. Em cinco anos, a dupla de atores apresentou Diálogo dos Pênis para quase meio milhão de pessoas em 121 cidades brasileiras. Curitiba é a 122.ª.

Desempenho sexual, preferências estéticas e relações amorosas são algumas das ansiedades masculinas destrinchadas pelos amigos. "Tivemos a preocupação de não ser grosseiros", explica Marcos Wainberg. Ele ressalta que o enredo evita também o machismo deliberado. "São dois homens conversando em um bar, mas há sempre o contraponto feminino."

Para se ter idéia da química entre atores e público, o tempo da peça pode variar entre 75 e 90 minutos, dependendo da quantidade de risadas.

Serviço: Diálogo dos Pênis. Guairinha (R. XV de Novembro, s/n.º), (41) 3315-0979. Texto e direção de Carlos Eduardo Novaes. Com Roberto Frota e Marcos Wainberg. Hoje e amanhã, às 21 horas. Domingo, às 20 horas. Ingresso: R$ 30.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]