• Carregando...
Elton John participou do Viajazz Music Festival, em Madri, no início de julho | Sergio Perez-Reuters/Gazeta do Povo
Elton John participou do Viajazz Music Festival, em Madri, no início de julho| Foto: REUTERS

Os fãs da franquia "Duro de Matar" têm o que comemorar neste fim de semana, com a estréia do novo filme da série, "Duro de Matar 4.0". O longa é uma das novidades desta semana nos cinemas, que conta ainda com a comédia "A Volta do Todo Poderoso", os dramas "Ventos da Liberdade"e "Cão sem Dono" e o documentário "O Profeta das Águas". Com direção de Len Wiseman, Bruce Willis vive novamente o policial John McClane em "Duro de Matar 4.0" Atualizado, o longa fala de um ataque terrorrista através da informática, que ameaça causar um blecaute na infra-estrutura que controla as comunicações, transporte e energia dos EUA. No estilo policial da velha guarda, John McClane é o homem que pode salvar o país do blecaute. As cenas reais de ação foram elogiadas pela crítica especializada, que vê Willis retornar ao papel inicado em 1988, em boa forma. As seqüências da série foram "Duro de Matar 2" (1990) e "Duro de Matar – A Vingança" (1995). O quarto filme entra em cartaz em 15 salas da capital paranaense.

Outra seqüência que entra em cartaz é "A Volta do Todo Poderoso", porém sem o ator Jim Carrey, protagonista no primeiro filme, "Todo Poderoso" (2003). Na seqüência, o ator Morgan Freeman continua interpretando Deus. O protagonista do longa é o ator Steve Carell, que no primeiro filme vivia o apresentador de TV Evan Baxter, que tem a língua enrolada por Jim Carrey. O novo filme é uma espécie de continuação, onde Carell vive o mesmo personagem, mas agora ele foi eleito para o Congresso dos EUA. A atriz Jennifer Aniston, também não participa da continuação. No primeiro filme ela era a namorada de Carrey. Mas o diretor é o mesmo: Tom Shadyac.Saindo de Hollywood, a produção conjunta da Inglaterra e Irlanda, "Ventos da Liberdade", entra em cartaz em apenas uma sala de cinema, no cine Novo Batel. Ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2006, o longa dirigido por Ken Loach, mostra a luta dos irlandeses contra o exército britânico no início do século 20. A história é centrada em dois irmãos, que decidem abandonar os estudos para aderir à luta armada.

Do cinema nacional são duas as novas atrações: O longa "Cão sem Dono", premiado este ano em três categorias no Cine PE - Festival do Audiovisual: Melhor Filme, Melhor Atriz (Tainá Müller) e Prêmio da Crítica e o documentário "O Profeta das Águas". A fita dirigida por Beto Brant (O Invasor) e Renato Ciasca, "Cão sem Dono", fala da relação entre uma modelo em início de carreira e um jovem recém-formado em literatura que passa por uma crise existencial. Na convivência o casal vai dividir suas alegrias e tristezas.

Já o documentário "O Profeta das Águas", de Leopoldo Nunes, conta a história de um líder religioso, Aparecido Galdino Jacinto, que em 1970, rezava com os fiéis e chamava a população da pequena Rubinéia, cidade localizada na fronteira de São Paulo com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, a lutar contra a construção da usina hidrelétrica de Ilha Solteira. Forças militares reprimiram as manifestações populares e Jacinto acabou sendo preso e torturado por Sérgio Paranhos Fleury, um dos policiais mais violentos na época da Ditadura Militar. O documentário começou a ser produzido em 1986, mas só foi finalizado em 2005.

Para saber a programação completa dos cinemas, confira o Guias e Roteiros

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]