• Carregando...
 |
| Foto:

O festival É Tudo Verdade, maior evento exclusivo de documentários do Brasil, anunciou ontem a lista dos participantes nacionais para a 18.ª edição, que acontece entre os dias 4 e 14 de abril, em São Paulo e Rio de Janeiro.

Na competição principal, sete documentários nacionais (longas e médias-metragens) disputam o prêmio É Tudo Verdade, concebido pelo artista plástico Carlito Carvalhosa e um prêmio de R$ 110 mil.

Entre os longas-metragens, há veteranos como Sylvio Back, que traz entrevistas e materiais de arquivo sobre o escritor Graciliano Ramos (1892-1953) em O Universo Graciliano, e Victor Lopes, que, depois de dirigir a comédia As Aventuras de Agamenon, o Repórter, retorna aos documentários com Serra Pelada – A Lenda da Montanha de Ouro, projeto que constrói há mais de dez anos.

O festival trará temas fortes na competição, como a vida de Iara Iavelberg (1944-1971) e sua luta contra a ditadura em Em Busca de Iara, de Flávio Frederico, e um cineasta reconstituindo a morte do irmão em Mataram Meu Irmão, de Cristiano Burlan.

Entre os curtas-metragens em competição, há dois filmes de Curitiba: Pátio, de Aly Muritiba, o mesmo diretor do premiadíssimo A Fábrica, com o qual compartilha a temática penitenciária; e Um Filme de Bonecos, de Tulio Viaro, no qual três marionetes decidem fazer um filme, um documentário sobre eles mesmos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]