R$ 20 milhões

É quanto o arrendamento de mais oito áreas do terminal da Ferroeste, em Cascavel, para a iniciativa privada pode trazer de recursos para a estatal, que há tempos anda mal das pernas. O novidade surgiu com a inauguração da primeira área nesta situação no local, um novo terminal da Cotriguaçu, cooperativa da Coopavel, C. Vale, Copacol e Larda. O complexo deve suprir uma deficiência de armazenagem, com capacidade para 360 mil toneladas. A expectativa agora é que os governos estadual e federal viabilizem um novo ramal até o litoral, melhorando o transporte da produção.

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A Ecorodovias mantém interesse nos aeroportos de Confins (MG) e Galeão (RJ), que devem ser leiloados pelo governo federal neste ano, segundo o diretor de Finanças e de Relações com Investidores, Marcello Guidotti. O executivo também reiterou a parceria com a alemã Fraport para participar da concorrência. "A companhia continua interessada no setor (de aeroportos) e reiterou parceria com Fraport. Desde o ano passado estudamos os dois aeroportos, de Confins e Galeão", disse o executivo. A operadora do aeroporto de Frankfurt informou nessa semana que considera adquirir participações em diversos aeroportos, inclusive terminais no Brasil. No ano passado, as duas empresas participaram juntas nas licitações dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília, e chegaram à disputa em viva-voz por Guarulhos, mas não ficaram com a concessão do aeroporto. A Ecorodovias divulgou na quinta-feira um lucro líquido de R$ 130,5 milhões no quarto trimestre de 2012, alta de 27 % ante igual período de 2011. A Ecovia, concessionária do trecho até o litoral paranaense da BR-277, e a Ecocataratas, que leva ao Oeste e Sudoeste do estado, são controladas pelo grupo no Paraná.