| Foto: Sossella

O primeiro disco-solo de Eddie Vedder é uma trilha sonora. Com o título provisório em português de Na Natureza Selvagem, Into the Wild foi eleito um dos dois melhores filmes deste ano na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (o outro foi Persépolis). Dirigido pelo ator Sean Penn, o longa-metragem se inspira no livro homônimo do jornalista Jon Krakauer, autor de No Ar Rarefeito.

CARREGANDO :)

O livro, o filme e a trilha sonora narram a vida e a morte de Christopher McCandless (1968 – 1992), rapaz de 23 anos que doou tudo o que tinha para instituições beneficentes a fim de viver distante de tudo e de todos. Foi encontrado morto em setembro de 1992, no Alasca. Ele havia procurado abrigo na carcaça abandonada de um ônibus e morreu de inanição depois de ficar debilitado por ingerir sementes tóxicas – o que o impediu de buscar comida.

Antes de morrer, McCandless deixou uma espécie de testamento fotográfico: tirou uma foto de si mesmo segurando um pedaço de papel no qual dizia que havia tido uma vida feliz e pedia para Deus a benção de todos. Junto ao corpo, havia também uma cópia de Walden, a autobiografia de Henry David Thoreau sobre a aventura de viver dois anos isolado na natureza.

Publicidade

A partir desse enredo trágico e fascinante, Eddie Vedder compõe um álbum embalado por violões, bandolins e percussões. Sem sua banda, o vocalista do Pearl Jam compõe canções que começam lentas, quase faladas – um pouco como poemas –, e ganham força em refrões que sugerem redenção, ou talvez uma conexão entre o homem e a natureza.

A relação com o meio ambiente é um tema que Vedder adora. Além de ser surfista, chegou a se posicionar politicamente a favor de líderes que tinham preocupações semelhantes as suas, como o bilionário Ralph Nader, que concorreu à presidência dos Estados Unidos.

Várias faixas – como "Hard Sun", "Far Behind" e "Setting Forth" – lembram hinos religiosos. Uma qualidade que aparece inclusive nas letras. "Existe um grande/um grande sol duro/batendo nas pessoas grandes/No mundo grande e severo", canta em "Hard Sun".

Oscilando entre o rock e o folk, Vedder encontrou a chance de explorar convicções que, no Pearl Jam, tiveram um espaço bem menor. Em "Far Behind", ele defende que "Bolsos vazios vão/Permitir um senso maior de riqueza".

Into the Wild deve estrear nos cinemas brasileiros somente no dia 31 de dezembro. Já a trilha sonora foi lançada no mercado americano pela J-Records e está disponível para download pela internet no site iTunes (www.apple.com.br/itunes). GGGG

Publicidade