• Carregando...

Extras

• Depoimentos de atores e técnicos do filme.

• Entrevista especial com Sylvester Stallone nos 25 anos de Rocky, Um Lutador.

• Especiais com os responsáveis por etapas importantes da produção do filme: Bill Conti, criador da famosa "Gonna Fly" (tema da série), Garrel Brown (criador da steadicam) e o diretor Avildsen (que mostra filmes super-8 dos ensaios das lutas).

• Entrevista com o jornalista especializado em boxe Bert Sugar.

• Análise dos oponentes dos cinco primeiros filmes – Apolo Doutrinador (ou Creed), Clubber Lang, Ivan Drago e Tommy Gun.

O recente sucesso nos cinemas de Rocky Balboa foi a senha para a Fox relançar no mercado uma caixa com os DVDs dos cinco filmes anteriores da série do personagem criado por Sylvester Stallone. A novidade do pacote fica por conta de uma edição definitiva do primeiro filme, Rocky, um Lutador, que tem dois discos recheados de extras.

A história da realização de Rocky parece mais um conto de fadas para Stallone. O ator escreveu o roteiro depois de ver uma luta em que um boxeador inexpressivo, chamado Chuck Wepner, levou o campeão Muhammad Ali à lona em uma disputa de título mundial, em 1976. Mesmo sendo desconhecido, Stallone queria estrelar o filme e recusou diversas propostas dos estúdios para vender o roteiro e deixar a produção ser protagonizada por um ator famoso – entre as opções da época estavam Burt Reynolds, Ryan O'Neal e James Caan. Mesmo com apenas alguns dólares no banco, o futuro astro disse não a ofertas de mais de US$ 300 mil. O estúdio acabou aceitando Stallone, mas o orçamento do filme ficou limitado a US$ 1 milhão (valor baixo já naquela época).

Nos filmetes extras, atores – Stalonne, Talia Shire (Adrian), Carl Weathers (Apollo Doutrinador ou Creed), Burt Young (Paulie) – e técnicos revelam que Rocky agradou o público logo nas primeiras exibições, antecipando o sucesso que viria a seguir. Alguns depoimentos, como o do jornalista especialista em boxe Bert Sugar, contextualizam a época e o porquê da boa aceitação do filme – uma clássica história de superação americana, do rapaz que tem uma segunda chance de provar seu valor, que caiu no agrado de um público ainda abalado pela Guerra do Vietnã e que via o cinema sendo dominado por filmes mais secos (menos emotivos) e de temática mais pesadas. O resultado foram dez indicações ao Oscar e três estatuetas douradas – filme, direção para John G. Avildsen e edição – e também o Globo de Ouro de filme dramático.

O extenso material dos DVDs (confira quadro ao lado) apresenta várias outras curiosidades, como o compositor Bill Conti contando como teve que ir aumentando o tema "Gonna Fly Now" à medida que Avildsen preparava a seqüência de treinamento de Rocky, que termina com a inesquecível cena da subida das escadarias do Museu de Arte da Filadélfia – repetida até hoje por fãs e turistas que visitam a cidade. Foi nesse mesmo local que o cameraman Garret Brown testou pela primeira vez seu invento, a stedicam, equipamento que permite filmagens de cenas em movimento com maior mobilidade e que ajudou a revolucionar a indústria do cinema. A produção de Rocky ficou sabendo da nova câmera e convidou Brown para participar do filme.

O único defeito da edição especial é que as várias faixas comentadas do filme não são legendadas. Mas é um material mais do que completo de um filme que tem seu espaço reservado na história no cinema. Os demais DVDs da caixa não têm extras.

Rocky, um Lutador (edição especial) – GGGGG; Rocky 2 – A Revanche – GGGG; Rocky 3 – O Desafio Supremo – GGG; Rocky 4 – GG; Rocky 5 – G1/2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]