i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
CINEMA

Em meio à insegurança e violência, São Francisco ganha homenagem

Cinemateca exibirá filme sobre o bairro mais antigo da cidade

  • PorBeatriz Peccin
  • 16/12/2016 18:46
Rua São Francisco é patrimônio cultural de Curitiba | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Rua São Francisco é patrimônio cultural de Curitiba| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Reduto cultural da cidade, o bairro São Francisco enfrenta profundas modificações desde a revitalização do Centro Histórico, em 2012. De lá pra cá, a rua ganhou novos bares e restaurantes, a Praça do Bolso do Ciclista, uma vida noturna mais agitada, o que atraiu a atenção não só dos curitibanos. Na última semana, a Gazeta do Povo mostrou a história de um empresário que fugiu do país após receber ameaça de morte por denunciar o tráfico de drogas na região. Raphael Viana, proprietário do Capivara Vegetarian, foi coagido, teve o seu restaurante depredado e deixou o Brasil nesta segunda (12).

Sob o clima de insegurança e violência o bairro já não desfruta da boemia e virou questão polêmica para moradores e frequentadores. Neste espectro, o documentário “São Francisco, Curitiba” lança um olhar sobre a ocupação da rua a partir da perspectiva de arquitetos, comerciantes e artistas que fazem o dia a dia do bairro.

Confira o trailer.

Serviço

São Francisco, Curitiba

Onde: Cinemateca

Quando: 17/12/2016, às 16h30

Valor: Entrada franca

Relevância

A região conhecida como Largo da Ordem compreende importantes construções históricas que mantém a herança colonial da cidade. Casarões imponentes preservam a história da cidade que tomou forma no século XVII.

As referências estão nos centros culturais e postos-chave da cidade como o Museu Paranaense, a Praça Garibaldi, o Relógio das Flores, o Cemitério São Francisco de Paula, a Mesquita, o Memorial de Curitiba a Igreja da Ordem, a Casa Romário Martins, entre outros espaços famosos por caracterizar Curitiba. As ruínas do São Francisco passaram por um longo processo de revitalização em 2012, num projeto da gestão do ex-prefeito Luciano Ducci.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.