• Carregando...

A Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais (www.itaucultural.org.br) acaba de passar por uma reformulação feita por uma equipe de pesquisadores de arte brasileira, colocando à disposição dos internautas duas novas bases de dados: uma com informações resumidas sobre mais de quatro mil artistas, críticos e curadores; e outra com dados de cerca de 20 mil eventos de artes visuais realizados no Brasil e no exterior, com participação de artistas brasileiros, desde o século XIX, além dos ocorridos no Itaú Cultural desde a sua criação, em 1987.

Além da reformulação, que estabeleceu novos critérios para a inclusão de artistas e novas ferramentas para o internauta, parte da enciclopédia já ganhou versões em espanhol, francês e inglês. O trabalho foi coordenado pela historiadora Tânia Rodrigues e conta com um conselho editorial formado por Pedro Paulo Poppovic, Rodrigo Naves e Tadeu Chiarelli.

Desde 2001, a enciclopédia virtual coloca à disposição do público a produção artística do país a partir do século XVII, com mais de três mil verbetes e mais de 12 mil imagens. Os verbetes incluem artistas, marcos da arte brasileira e termos e conceitos sobre artes visuais. Os artistas mais pesquisados são Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Anita Malfatti e Alfredo Volpi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]