• Carregando...

Não vão faltar histórias fantasiosas e engraçadas para os pequenos que forem assistir ao espetáculo Contadores de Histórias, estréia deste domingo, às 16 horas, no Espaço Teatro Regina Vogue. Quatro amigos saem pelo mundo em um carro maluco para narrar suas aventuras a quem quiser ouvir. Este é o ponto de partida para que uma sucessão de acontecimentos belos e mirabolantes se desenrolem nesta viagem pelo espaço-tempo-mundo.

A montagem, de 2004, é uma co-produção da Companhia de Teatro Regina Vogue e da atriz Ivete Bozaski. No ano passado, a peça participou do Festival de Teatro de Curitiba e foi assistida por um dos coordenadores do Teatro Sesc Santana, de São Paulo. Ele gostou do que viu e convidou a companhia para uma temporada na capital paulista, em agosto deste ano. Agora, o espetáculo retorna ao palco do Espaço Regina Vogue, onde permanece, sempre aos domingos, até 24 de setembro.

O diretor Maurício Vogue escreveu Contadores de Histórias pensando, principalmente, nas crianças bem pequenas, incentivadas a brincar, sem a necessidade de muita tecnologia. "É uma peça que estimula as crianças a montar um teatrinho em casa, descobrir o baú velho da mãe, transformar objetos em brinquedos", diz a produtora Regina Vogue. Ela conta que, em São Paulo, um menino com Síndrome de Down assistiu a todas as apresentações. Na última sessão, ele ofereceu aos atores carrinhos que fez com papelão, inspirado no carro maluco dos personagens.

Uma menina surda-muda é autora de uma das histórias contadas na montagem, O Elefantinho Que Caiu do Céu, escrita com a ajuda de um aparelho desenvolvido pelo avô. Entre outras histórias malucas, está a contada debaixo de uma saia gigante, onde se revela um teatro de sombras que explica porque os homens usam saia na Escócia. Há, também, aquela sobre o gesso que caminhava sozinho.

Regina explica que, além de resgatar a contação de histórias e incentivar à brincadeira, a peça propõe às crianças a discussão de temáticas como amor, amizade, preconceito, o bem e o mal. "As pessoas precisam olhar o teatro para crianças com mais responsabilidade, pois é como se forma a platéia de amanhã", afirma a produtora, que há 20 anos se dedica as teatro infantil. Ela conta que montar espetáculos para o público-mirim é um desafio, e segue à risca a frase do dramaturgo russo Constantin Stanislavski: "O teatro infantil é igual ao adulto, mas melhor". Para isso, criou o Núcleo de Pesquisas de Teatro para Crianças, do qual participam os quatro atores de Contadores de Histórias.

A montagem transporta as crianças para uma viagem de sonho, com música, dança e humor.

Serviço: Contadores de Histórias. Espaço Teatro Regina Vogue (Av. Sete de Setembro, 2.775, loja 2.004 – Shopping Estação, 2.°piso), (41) 2101 8292. Texto e direção de Mauricio Vogue. Elenco: Caroline Mammarella, Ivete Bozaski, Maicon Clenk e Samir El Halab. Domingo, às 16 horas. Ingressos a R$ 14. Até 24 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]