| Foto: /Pixabay

As inscrições para o curso de Literatura Paranaense, ministrado pelo jornalista e editor Daniel Zanella, já estão abertas na Escola de Escrita, em Curitiba. As aulas, semanais, começam no próximo dia 16 de março e seguem até dezembro.

CARREGANDO :)

Serviço

Curso de Literatura Paranaense

Local: Escola de Escrita (Rua Riachuelo, 427, Centro)

Telefone: (41) 3114-7100

Mais informações na página da oficina.

As inscrições podem ser feitas através do formulário oficial da escola.

Publicidade
Veja também
  • Produtora LAZ abre seleção para laboratório de audiovisual
  • Poeta Rodrigo Garcia Lopes ministra oficina em Curitiba
  • MIS inicia mudança do acervo para o Palácio da Liberdade

Dividido em 36 encontros, com 72 horas totais de duração, as aulas buscam analisar mais de 100 autores que marcaram e marcam a trajetória literária e cultural do Paraná, entre clássicos e contemporâneos.

Também estão previstos estudos sobre jornais, revistas e editoras importantes para a compreensão da trajetória cultural paranaense.

Para Daniel Zanella, o curso - o único anual do gênero no Paraná - cobre uma lacuna, já que historicamente há carência de registros que apresentem um panorama mais amplo de produção local.

“Desde quando se desmembrou de São Paulo e deixou de ser província, em 1853, o Paraná tem uma importante e constante produção literária, com autores reconhecidos nacionalmente, periódicos especializados muito influentes no cenário cultural do Brasil e editoras que impulsionaram a carreira de diversos escritores ao longo do século 20 e início do século 21. Contudo, os estudos são fragmentados ou se limitam aos cânones”, afirma.

Publicidade

Estrutura

O curso é dividido em três eixos, sendo o primeiro o que trabalha com a análise de textos, livros e conexão entre autores e movimentos culturais. No segundo, voltado para o aspecto técnico, o foco é apresentar as ferramentas de linguagem e auxiliar nos processos de compreensão do ato de escrever. Já o terceiro visa auxiliar o leitor a analisar a voz dos autores, dos próprios textos e, a partir dessa diferenciação, desenvolver a autocrítica.