• Carregando...

Cinéfilo que se preze vai à locadora na sexta-feira, para garantir uma boa programação de fim de semana. Como isso nem sempre é possível, fica para sábado a disputa – muita vezes quase a tapas – pelos lançamentos mais recentes. Mas ao invés de se estressar porque alguém apanhou 2 Filhos de Francisco na prateleira segundos antes de você, que tal apostar em filmes menos concorridos? As lojas estão repletas de bons títulos que nem chegaram a ser exibidos nos cinemas. Pesquisando nas fontes certas, surpresas agradáveis não vão faltar.

Não é novidade que o mercado de DVDs explodiu no Brasil. Basta contar quantas locadoras abriram apenas no seu quarteirão nos últimos três anos. Curitiba, então, é considerada uma excelente praça para esse tipo de negócio. Com tanta demanda, as distribuidoras adotaram um expediente impensável na era das fitas VHS: lançar, direto no esquema doméstico, filmes inéditos no circuito exibidor. E como as salas da capital paranaense muitas vezes ignoram as produções mais alternativas, informar-se sobre as novidades em DVD virou a pedra da salvação para os cinéfilos de plantão.

Guias especializados e, principalmente, sites sobre cinema são os melhores caminhos para saber que longas como De Tanto Bater, Meu Coração Parou (De Battre Mon Coeur S’Est Arrêté) já estão disponíveis nas casas de locação. A fita, sobre um jovem que troca o ramo imobiliário pela carreira de pianista, foi um dos maiores sucessos de 2005 na França. Curitiba, para variar, nem sentiu o cheiro do rolo do filme.

Outro bom exemplo é Finais Felizes, elogiado no Festival de Sundance do ano passado e exibido no país apenas na mostra Panorama do Cinema Mundial, do Festival do Rio. A trama entrelaça diversos personagens e conta com um elenco de peso, composto por nomes como Lisa Kudrow (do seriado Friends), Maggie Gyllenhall (Secretária), Laura Dern (Veludo Azul) e o comediante Tom Arnold.

O cerebral A Vida Secreta dos Dentistas também passou batido por aqui. Chega agora ao DVD, trazendo Campbell Scott (Vida de Solteiro) e Hope Davis (Anti-Herói Americano) na pele de um casal em crise. Quando ele vê a mulher com outro homem, sem saber realmente se há uma traição, inicia um nocivo jogo mental que aumenta na proporção da falta de comunicação entre os dois. A direção é do veterano, mas pouco lembrado, Alan Rudolph (Equinox, À Beira da Loucura).

No terreno do documentário, o destaque recente fica por conta de Bastidores da Comédia, jornada do comediante Jerry Seinfeld pelo universo dos clubes noturnos de humor. Aclamado pela crítica, o filme traz participações de feras do calibre de Chris Rock, Jay Leno, Ray Romano, Bill Cosby e Martin Short.

E a lista não pára: A Vida Marinha de Steve Zissou (inexplicavelmente inédito nos cinemas locais), Mistérios da Carne (surpreendente filme sobre pedofilia), Elas Me Odeiam, Mas Me Querem (do genial Spike Lee), Onde A Terra Acaba (documentário sobre o cineasta brasileiro Mário Peixoto, assinado pelo diretor de Cidade Baixa), Herói por Acaso (escrito e dirigido pelo comediante francês Gerald Jugnot)... Está aberta a temporada de caça aos bons filmes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]