• Carregando...
Nicholas Sparks: vem pela terceira vez à Curitiba. | Divulgação/
Nicholas Sparks: vem pela terceira vez à Curitiba.| Foto: Divulgação/

Tudo o que o escritor americano Nicholas Sparks toca vira best-seller. Ex-vendedor de produtos farmacêuticos, Sparks lançou seu primeiro livro aos 31 anos, em 1996. De lá para cá, já foram mais 19 lançamentos que o colocam no seleto grupo dos autores que já venderam 100 milhões de livros ou mais.

Sparks estará em Curitiba pela terceira vez, nesta sexta-feira (7), nas Livrarias Curitiba do Shopping Palladium para participar do lançamento de seu mais recente livro “Dois a Dois“, seguido de bate-papo com o público e uma sessão de autógrafos limitada a 500 leitores.

A limitação é apenas para receber os autógrafos, a entrada no evento é liberada na medida da capacidade de espaço.

As senhas distribuídos para os clientes do clube de fidelidade das Livrarias Curitiba se esgotaram em menos de uma hora, no dia 25 de março. Cada um dos felizardos, poderá tirar uma foto com o autor e autografar dois livros, um deles obrigatoriamente “Dois a Dois”.

Nicholas Sparks em Curitiba

Sexta-feira. 07 de abril, às 18h

Livrarias Curitiba – Shopping Palladium (Avenida Presidente Kennedy, 4121)

Entrada Gratuita

Informações: (41) 3330-6777

Além destes leitores fiéis, outras centenas de pessoas devem lotar a livraria, pois autores de mega best-sellers como Sparks são como astros do pop.

Em matéria do jornal The Washinton Post, a jornalista Karen Heller explica um pouco da fórmula de sucesso de Sparks e os outros mega autores.

“Os livros desses autores são vendidos por toda parte. Lojas de departamento, farmácias e mercados. São um elemento das lojas de aeroportos quase tão comum quanto aqueles travesseirinhos estranhos”, disse.

No cinema, na tevê e no e-book

Heller observa que os números assombrosos de vendas se dão, em parte, por conta dos avanços tecnológicos – os e-books e a velocidade de impressão e distribuição. Há não muito tempo, os vendedores e leitores precisavam esperar pelas reimpressões de um novo sucesso.

Hoje, se o estoque de “Dois por Dois” se esgotar na sexta-feira, dá para baixar o e-book em minutos ou comprar uma edição de capa dura da Amazon para que ela chegue à sua porta já no dia seguinte.

Outro fator que ajuda são as adaptações para o cinema e a televisão. No caso de Sparks, mais da metade da sua obra foi adaptada sempre com sucesso de bilheteria.

  • O livro do filme “Noites de Tormenta” vendeu mais de 3 milhões de cópias só nos Estados Unidos.
  • Milhões de Lágrimas foram derramadas nos cinemas nas sessões de “Um Amor Para Recordar” de 2002. Mandy Moore e Shane West vivem romance adolescente com final trágico.
  • Ryan Gosling foi o protagonista de “Diário de Uma Paixão”, em 2004, naquela que talvez seja a melhor adaptação de um livro de Sparks.
  • Kevin Costner e Robin Wright estrelaram “Uma Carta de Amor” em 1999.
  • Channing Tatum e Amanda Seyfried são o infalível casal protagonista da trama de “Querido John” (2010).
  • Muitas cenas no mar e muita “água com açucar” na trama de “Um Porto Seguro”.
  • A acantora Miley Cyrus foi a estrela de “A última Música” (2010).
  • “A Escolha” (2014) foi o último filme baseado em Nicholas Sparks levado à tela.

A fama do autor de “Diário de Uma Paixão” também tem a a ver com a continuidade com que lança obras: quase todo o ano.

“Você não pode ser um sucesso de um ou dois livros só”, disse Jamie Raab, presidente e editor da Grand Central Publishing, que adquiriu os direitos de “Diário de uma Paixão”, ao The Washinton Post. Autores como Sparks “costumam atrair muitos leitores no começo e então os capturam”, diz Raab. “Eles dão aos leitores aquilo de que eles gostam”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]