Rio de Janeiro - É possível escrever literatura utilizando formas geométricas – triângulos, quadrados, círculos? Gonçalo M. Tavares, um dos principais escritores portugueses da atualidade, crê que sim, e tenta prová-lo com O Senhor Swedenborg e as Investigações Geométricas, obra que ele lança agora no Brasil. Ele participa amanhã, às 14h, da Bienal do Livro do Rio.

CARREGANDO :)

"Minha ideia era ver se um quadrado pode emocionar. As formas geométricas do livro são quase como um alfabeto", diz o autor. "A certa altura, espero eu, as pessoas começam a ler os desenhos como se fossem frases. E isso me agrada, porque é uma recuperação da origem comum de tudo, que é o traço. Ele dá origem ao desenho, à letra e ao número."

Para aqueles que têm horror às ciências exatas, cabe dizer que não se trata de um livro de geometria como os escolares, mas sim de uma obra literária: as frases geométricas que Tavares cria (desenhando retas, curvas, polígonos) se ligam ao texto de forma lógica.

Publicidade

Serviço:

O Senhor Swedenborg e as Investigações Geométricas, de Gonçalo M. Tavares. Casa da Palavra. 112 págs. Preço médio: R$ 21.