• Carregando...
Jim Harrison: autor  falecido aos 78 anos escreveu sobre a natureza. | Divulgação /
Jim Harrison: autor falecido aos 78 anos escreveu sobre a natureza.| Foto: Divulgação /

O escritor americano Jim Harrison, que explorou a natureza na sua literatura, em obras como “Lendas da Paixão”, faleceu no último domingo (27), aos 78 anos

Harrison, que morreu em sua casa na cidade de Patagônia, Arizona, tinha a reputação de rústico lobo solitário, alheio à cena literária da costa leste.

Ele foi autor de 21 obras de ficção e 14 livros de poesia, bem como ensaios e histórias infantis.

Bebedor, fumante e também maníaco-depressivo, a obra literária de Harrison refletia seu amor pela natureza selvagem, caça e pesca.“Os Estados Unidos perderam um de seus melhores escritores e nós, um membro da nossa família”, declarou a editora Grove Atlantic.

Harrison acabara de publicar um romance, “The Ancient Minstrel”, e um livro de poesia, “Dead Man’s Float”.

Macho

Nascido em Grayling, no estado de Michigan, Harrison cresceu no meio rural e teve uma infância difícil: ficou cego de um olho quando criança e perdeu o pai e a irmã em um acidente de carro quando tinha 21 anos.

Descrito como um escritor “macho”, ao estilo de Ernest Hemingway, Harrison sempre dizia que a comparação era resultado dos temas que ambos abordavam.

“Só posso dizer que esta questão de ser ‘macho’ é porque meus personagens não saem dos sonhos urbanos”, disse.

Seu primeiro romance, “Lobo”, lançado em 1971, conta a história de um homem que persegue um lobo na floresta de Michigan.

Seu livro mais célebre é “Lendas da Paixão” , lançado em 1979. O livro reúne três histórias cujo pano de fundo é a natureza das Montanhas Rochosas, cadeia que se estende do Canadá até a área central do estado norte-americano do Novo México.

O livro foi transformado em filme em 1994, com Brad Pitt e Anthony Hopkins nos papéis principais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]