• Carregando...
Gravadora Biscoito Fino deve lançar um disco com as canções interpretadas no musical | Léo Aversa/Divulgação
Gravadora Biscoito Fino deve lançar um disco com as canções interpretadas no musical| Foto: Léo Aversa/Divulgação

Teatro

Confira informações deste e outros espetáculos no Guia Gazeta do Povo.

Um homem senil delira sobre suas experiências em um circo. As lembranças dos encontros, romances e desafetos são acompanhadas por canções de Chico Buarque, idolatrada personalidade da MPB. Esse é o ponto de partida do espetáculo Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos, que realiza uma única apresentação amanhã, no Teatro Positivo (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).

Concebida por Charles Möeller e Claudio Botelho, a peça utiliza apenas as composições feitas pelo artista para o teatro, cinema e televisão. As músicas ganham nova roupagem em uma trama original, ambientada em uma trupe mambembe de artistas circenses.

"Uma das coisas mais legais no espetáculo foi que os diretores usaram as canções do Chico como se fosse um texto. Há muita dramaturgia no que ele escreveu e aproveitamos isso em cena", revela a atriz Soraya Ravenle, que interpreta uma das protagonistas de um triângulo amoroso do espetáculo.

A produção ocupou apenas quatro meses de ensaio e foi pensada para homenagear os 70 anos do compositor carioca, completados em 2014. Möeller e Botelho são os maiores nomes do musical brasileiro, responsáveis por adaptar para os palcos do Rio de Janeiro espetáculos como O Mágico de Oz e A Noviça Rebelde.

Como outras peças da dupla, a homenagem à Chico Buarque é dividida em pequenas esquetes, que separam os conflitos pelas músicas. Essa estratégia também foi utilizada pelos diretores em Sassaricando e É Com Essa Que Eu Vou, ambos com passagem rápida por Curitiba durante o Festival de Curitiba há alguns anos.

Música

"Minha personagem é uma mulher mais velha, amargurada porque o homem que ela ama está se envolvendo com uma artista mais nova. Em certo momento, canto ‘Gota d’Água’ e é bem emocionante", diz Soraya. A atriz conta que uma das vantagens do musical é redefinir o significado de algumas canções. "Somos tão marcados pela interpretação de Cauby [Peixoto] para ‘Bastidores’ que, em cena, a composição parece uma música inteiramente nova."

Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos vem a Curitiba durante a programação do projeto Estação Volvo. Em breve, a peça deve ter um CD lançado pela gravadora Biscoito Fino com as interpretações feitas no palco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]