• Carregando...

Três peças serão apresentadas a partir desta sexta-feira em Londrina, Paraná, para comemorar os 10 anos do Ballezinho de Londrina e os 15 anos da Fundação Cultural e Artística de Londrina (Funcart). "Enquanto o Sono não Vem", "Molemolência" e "Circular" serão exibidos a partir das 20h, no Circo Funcart, até o próximo dia 2, em sessões as sextas, sábados e domingos.

A primeira peça da noite a ser exibida é "Enquanto o Sono não Vem". Trata-se de um remake do espetáculo homônimo criado pelo Ballezinho, em 1998. Será mantida a duração original de 12 minutos. "É a peça que mais apresentamos pelo País, inclusive em Curitiba. No começo eram 12 minutos. Depois, virou um espetáculo de uma hora", contou o coreógrafo e diretor do Ballezinho, Wagner Rosa.

Depois de "Enquanto o Sono não Vem", será a vez de "Molemolência", produzia pelas oito bailarinas do grupo Teia. No enredo, busca-se um "descontrole" sobre o corpo. "É um trabalho de corpo para tentar uma desarticulação sobre o próprio corpo. Enquanto partes dele se movimentam, outras acompanham", explicou Rosa.

A apresentação final é o carro-chefe da homenagem: "Circular", que estreou no Festival Internacional de Londrina (FILO), em junho passado, e batiza a montagem com as três peças. "É um vai-e-vem entre a história, o passado e a atualidade. Queremos resgatar a história do grupo e reinventar de forma circular", finalizou Rosa.

Corpo Intermediário

O Ballezinho de Londrina, formado com 16 adolescentes entre 11 e 15 anos de idade, funciona como um corpo de dançarinos intermediário entre a Escola Municipal de Dança e o Ballet de Londrina. "Somos um grupo amador que proporciona aos alunos-bailarinos uma vivência profissional", explicou Rosa. Segundo ele, cerca de 80% dos bailarinos do Ballet de Londrina já passaram pelo Ballezinho.

Misturar a linguagem da escola clássica a conceitos contemporâneos e modernos em criações e encenações é um dos objetivos do Ballezinho. "A gente procura mixar outras linguagens ao clássico. Já fizemos isso com a linguagem do jazz e do circo", diz Rosa.

Para o diretor da Escola Municipal de Dança e do Ballet de Londrina, Leonardo Ramos, o Ballezinho é a ponte entre o clássico e o contemporâneo. "A Escola de Dança ensina o clássico e o Ballet de Londrina dança o contemporâneo. O Ballezinho veio suprir a ponte entre os dois", ressaltou. Outro objetivo, conforme Ramos, é fazer com que os alunos experimentem o palco.

Serviço: Espetáculo "Circular", entre 24 de outubro a 2 de novembro, sempre as sextas, sábados e domingos, às 20h, no Circo Funcart (R. Souza Naves, 2380). O ingresso custa R$ 10. Aceita meia-entrada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]