• Carregando...

O casal Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz lança hoje à noite o seu primeiro CD. Música de Ruiz reúne 13 faixas compostas pelos dois em parceria com outros músicos e poetas, incluindo na lista o pai e a mãe de Estrela, os escritores Alice Ruiz e Paulo Leminski. O show de lançamento será no Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280), (41) 3321-1999, a partir das 21 horas.

Téo e Estrela, que apesar de terem o mesmo sobrenome não são parentes, se conheceram em 2001. Desde então, se tornaram namorados, passaram a morar juntos e formaram também uma parceria artística. Em conjunto com mais dois músicos, montaram a banda Casca de Nós, que também está por gravar o primeiro disco comercial neste ano. Agora, o casal decidiu também fazer a sós a execução das composições mais delicadas, que não combinavam muito com o trabalho da banda. Daí surgiu a idéia do disco em dupla, que acabou tendo aprovação da Lei Rouanet e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Junto ao disco, Estrela e Téo também lançam o livro que embasou o CD. "Fizemos o disco, inicialmente, como nosso trabalho de pós-graduação", diz Téo, que fez o curso junto com Estrela na Faculdade de Artes do Paraná. Embora o CD fosse aceito como trabalho final pela faculdade, precisava ter uma monografia acompanhando as músicas. Os dois escreveram o documento, que agora sai publicado com o mesmo nome. A idéia central do livro é de que a Música Popular Brasileira vive um momento importante, em que os artistas que trabalham de maneira independente, longe das grandes gravadoras, conseguiram aperfeiçoar o seu processo de produção, deixando de lado o amadorismo dos anos 70 e 80.

Téo conta que agora o trabalho do casal será arranjar meios de distribuição tanto do livro quanto do disco. Como estudioso que se tornou do assunto, ele sabe que esse é um dos pontos críticos de um trabalho independente. Se o plano der certo, o empenho do casal em se aprofundar no tema da arte independete terá sido mais do que um mero trabalho acadêmico: servirá para divulgar a arte deles mesmos.

Serviço: Música de Ruiz. Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280), (41) 3321-1999. Hoje, às 21 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]