O hábito de fumar está mais associado aos vilões do que aos mocinhos no cinema atual americano. É o que aponta um estudo feito em conjunto por vários pesquisadores de universidades dos Estados Unidos. De acordo com o site da "BBC", eles constataram também que personagens pobres costumam aparecer mais freqüentemente com um cigarro na mão do que os ricos.

CARREGANDO :)

O levantamento foi publicado na revista do American College of Chest Physicians (ACCP), de Illinois, e examinou 447 filmes que ocuparam os dez primeiros lugares nas vendas de bilheterias desde 1990. Foi observado que os personagens "malvados" fumavam mais do que os heróis (35,7% contra 20,6%, respectivamente). E que o hábito de fumar era também mais freqüente entre os homens do que entre as mulheres (25,5% contra 20,5%).

Outros resultados verificados foram que os personagens de classe baixa ou média fumavam mais do que os ricos (48,2%, 22,9% contra 10,5%) e o hábito apareceu mais em filmes independentes do que nos de grandes estúdios (46,2% contra 18,2%). Estudos anteriores, diz a pesquisa, chegaram a citar que os filmes mostravam fumantes "tipicamente brancos, masculinos, de classe média, bem-sucedidos, atrativos". "Nós demonstramos que os filmes contemporâneos americanos mostram um fumante que pode ser branco e masculino, mas é mais provável que seja de classe baixa, fracassado e um vilão", concluíram os pesquisadores.

Publicidade
Veja também
  • "A Fantástica Fábrica de Chocolate" registra bom desempenho
  • Peter Jackson finaliza documentário sobre "King Kong" de 1933
  • DVD ameniza quedas de venda da indústria do cinema
  • Milos Forman deve ter Natalie Portman e Javier Bardem em filme sobre Goya