Enquanto os membros das delegações do Brasil e de mais uma centena de países discutiam aspectos de documentos internacionais sobre biossegurança, expositores e integrantes de orgãos governamentais e não-governamentais, membros de empresas e de entidades de pesquisa desenvolvem eventos paralelos abertos ao público. Para a reunião da 8.a Convenção sobre Biodiversidade (COP8), semana que vem, estão previstos 241 promoções cadastradas, que podem ser converidas no site oficial www.biodiv.org apesar de ser realizado no Brasil, o endereço eletrônico tem poucos textos em português, com a maioria em inglês, francês e espanhol. Para informações em português, acesse o site www.cop8mop3.org.br.
Já para a 3.ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP3), que começou nesta segunda-feira, ainda não há uma agenda de eventos paralelos confirmada. Constam na página da internet 32 apresentações, essencialmente de manifestações a pontos específicos na área de biossegurança e a divulgação de resultados de pesquisas. A lista preliminar pode ser acessada no mesmo endereço.
Algumas entidades se concentraram no chamado Fórum Global da Sociedade Civil, com dez reuniões coletivas na semana. Diversos espaços públicos abrigarão apresentações e discussões. Mas a maioria dos eventos paralelos deve acontecer mesmo nos estandes do Expo Trade Center, em Pinhais. Muitos serão simultâneos, em horários de intervalo entre as discussões da plenária das 13h30 às 15h e das 18h30 às 22h15.



