• Carregando...
Peças e técnicas diferentes do artesanato japonês estão em cartaz no Museu Paranaense | Divulgação
Peças e técnicas diferentes do artesanato japonês estão em cartaz no Museu Paranaense| Foto: Divulgação

Exposição

Formas Artesanais – Tradição e Técnicas

Museu Paranaense (R. Kellers, 289, São Francisco), (41) 3304-3300. Visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Entrada gratuita. Até 28 de setembro.

Programe-se

Mês da Cultura Japonesa Confira a agenda completa do evento em www.curitiba.br.emb-japan.go.jp.

O mês de setembro será devotado à cultura nipônica na capital paranaense. Diversos eventos em vários pontos da cidade, todos com entrada gratuita, serão oferecidos pelo Consulado-Geral do Japão em Curitiba, durante a programação batizada de Mês da Cultura Japonesa.

O carro-chefe da programação é a exposição Formas Artesanais – Tradição e Técnicas, em cartaz a partir de hoje, às 9 horas, no Museu Paranaense, com 90 obras de importantes artesãos japoneses.

Segundo o cônsul, Takahiro Iwato, a mostra apresenta um recorte do artesanato do Japão, "sob o olhar das tradições e técnicas adotadas por reconhecidos artistas do país, que hoje compartilham com a cidade de Curitiba a habilidade e criatividade de seus trabalhos". O acervo reúne peças de cerâmica, tecido, laqueado, metal, madeira, bambu, vidro e papel, usados em técnicas características de diferentes regiões japonesas.

Itinerante, a exposição já passou pelo Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro e depois de Curitiba, segue para Brasília, Manaus, Belém, Recife e São Paulo. No dia 25, às 14h30, durante a comemoração do aniversário de 138 anos de fundação do Museu Paranaense, haverá uma visita guiada com o curador Masanori Moroyama, pesquisador-chefe do Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio.

Cinema

A programação do Mês da Cultura Japonesa em Curitiba terá ainda eventos de cinema, quadrinhos e linguística.

A partir de amanhã, como parte da Gibicon 2, estão programadas oficinas de produção de mangá e uma exposição sobre a história desta técnica no Brasil, que ficará em cartaz até o dia 28 no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural.

Também está programada uma mostra de cinema japonês chamada Filmes Atuais sobre a Juventude. Entre o dias 11 e 21, serão exibidos na Cinemateca de Curitiba 13 filmes produzidos entre 1990 e 2010. Entre eles, estão longas-metragens que fizeram grande sucesso no Japão, como Bushido Sixteen (2010), de Tomoyuki Furumaya, e The Bandage Club (2007), dirigido por Yukihiko Tsutsumi e baseado em um mangá best seller.

Outro evento do mês nipônico é voltado para alunos, ex-alunos, professores e falantes da língua japonesa. Batizado de Um Dia em Nihongo, o evento, que acontece no Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná, vai promover um dia de imersão completa na cultura japonesa. A ideia é que os participantes passem um dia como se estivessem no Japão, com refeições e atividades típicas do país. Completando a programação, uma exposição de ikebanas (arranjos florais) e bonsais está marcada para os dias 11 e 12, no Mercado Municipal de Curitiba. Uma oficina de bonsai aberta ao público e com entrada franca será realizada em ambas as datas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]