LONDRES - As belíssimas instalações de Ernesto Neto abriram neste sábado o Festival Brazil, que durante os próximos três meses celebrará no Southbank Centre de Londres a vibrante e diversa cultura brasileira. Na exposição, intitulada The Edges of the World (Os Limites do Mundo), Neto convida o público a uma experiência interativa e sensorial no interior e nos terraços da recém-restaurada Hayward Gallery do enorme complexo cultural da margem sul do rio Tâmisa.
Neto, nascido em 1964 no Rio de Janeiro, considerado um dos artistas mais influentes de sua geração, criou uma viagem envolvente com uma série de instalações e esculturas interligadas, que permite ao visitante explorar, tocar, cheirar, sentar-se e até mesmo mergulhar numa piscina ao ar livre. Para o interior da galeria, que apresenta como se fosse um organismo vivo, o artista criou estruturas com finas camadas de tule em lycra translúcida e flexível, semelhante a uma membrana que separa um espaço do outro.
O brasileiro, cujo trabalho se baseia, em suas próprias palavras, neste "limite entre um lado e outro", explica que suas esculturas começam com uma forma e em seguida tomam muitas outras, dependendo da perspectiva e que, "no meio é uma espécie de dança". Esta mostra é só a primeira das muitas propostas deste festival no qual os britânicos poderão descobrir, até 5 de setembro, toda a riqueza de um país que a cada dia tem mais peso no mundo por sua arte, música, cultura, literatura, cinema e outras disciplinas.
Investigação vê indícios de que Vorcaro teria antecipado ofensiva digital contra o Banco Central
Toffoli cita insatisfação com PF ao determinar nova operação contra o Master
Falta de dados e caos no sistema prisional fortalecem cerca de 90 facções do crime organizado
Governo Trump suspende concessão de vistos para Brasil e mais 74 países, diz emissora