O artista Ernesto Neto posa dentro de uma de suas instalações na Hayward Gallery, em Londres| Foto: Leon Neal/AFP

LONDRES - As belíssimas instalações de Ernesto Neto abriram neste sábado o Festival Brazil, que durante os próximos três meses celebrará no Southbank Centre de Londres a vibrante e diversa cultura brasileira. Na exposição, intitulada The Edges of the World (Os Limites do Mundo), Neto convida o público a uma experiência interativa e sensorial no interior e nos terraços da recém-restaurada Hayward Gallery do enorme complexo cultural da margem sul do rio Tâmisa.

CARREGANDO :)

Neto, nascido em 1964 no Rio de Janeiro, considerado um dos artistas mais influentes de sua geração, criou uma viagem envolvente com uma série de instalações e esculturas interligadas, que permite ao visitante explorar, tocar, cheirar, sentar-se e até mesmo mergulhar numa piscina ao ar livre. Para o interior da galeria, que apresenta como se fosse um organismo vivo, o artista criou estruturas com finas camadas de tule em lycra translúcida e flexível, semelhante a uma membrana que separa um espaço do outro.

O brasileiro, cujo trabalho se baseia, em suas próprias palavras, neste "limite entre um lado e outro", explica que suas esculturas começam com uma forma e em seguida tomam muitas outras, dependendo da perspectiva e que, "no meio é uma espécie de dança". Esta mostra é só a primeira das muitas propostas deste festival no qual os britânicos poderão descobrir, até 5 de setembro, toda a riqueza de um país que a cada dia tem mais peso no mundo por sua arte, música, cultura, literatura, cinema e outras disciplinas.

Publicidade