• Carregando...
O intérprete e compositor brasileiro Paresha Das tem contato com a música inidiana desde os 13 anos | Divulgação
O intérprete e compositor brasileiro Paresha Das tem contato com a música inidiana desde os 13 anos| Foto: Divulgação

Os artistas da turnê anual do Festival da Índia apresentam hoje, no Teatro Barracão EnCena, o espetáculo Índia – Cultura Que Encanta o Mundo. Unindo música, dança e poesia, a apresentação tem como ambição mostrar a riqueza da arte e da cultura indiana por meio de sons, cores e gestos.

O espetáculo é conduzido pelo compositor brasileiro Paresha Das, que interpreta um repertório selecionado de Bhakti, estilo clássico da música milenar hindu. O músico conta ainda com a participação especial do vocalista indiano Amit More, além de alguns músicos curitibanos convidados.

O aspecto poético se dá por meio de leituras dramáticas dos poemas da obra Gitanjali (Oferenda de Canções), a mais famosa do escritor, poeta e dramaturgo indiano Rabindranath Tagore (1861-1941). Tagore, prêmio Nobel de Literatura, é reconhecido mundialmente por seus textos de forte teor humanista e universal. "Seus poemas encantaram o mundo ao falarem do amor divino e das coisas simples e belas da vida", diz Paesha Das.

Outra atração do show é a bailarina italiana Gourangui Marzullo, que apresenta o estilo Bharat Natyam. Considerada a mais popular e tradicional dança clássica, essa modalidade se desenvolveu no sul da Índia há mais de 5 mil anos e agrega graça, pureza e poses esculturais.

Diálogo

Além da apresentação da artes indiana, o espetáculo pretende criar um diálogo entre a cultura hindu e a brasileira. "Afinal, existem muitas afinidades entre esses dois países, que vão desde a época da colonização, quando os portugueses, procurando o caminho das Índias, chegaram ao Brasil, até as influências literárias e musicais", explica Paresha Das. Durante a apresentação, os artistas também fazem menção à bossa nova, conectando grandes nomes nacionais como Tom Jobim e Vinicius de Moraes ao repertório inidano.

Segundo Paresha Das, Índia – Cultura Que Encanta o Mundo foi montado com o objetivo de fomentar a proposta do Festival da Índia, um projeto itinerante que viaja pelas cidades brasileiras durante o verão. São mais de 50 artistas nacionais e internacionais que buscam a disseminação da arte e da cultura hindu no Brasil. (RO)

Serviço

Índia – Cultura que Encanta o Mundo. Teatro Barracão EnCena (R. 13 de Maio, 160). Hoje, às 19h30. Ingressos: R$ 30. Mais informações pelo telefone (41) 3077-2756.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]