• Carregando...

Será lançado, hoje, às 19 horas, no Teatro HSBC, em Curitiba, o livro Fandango do Paraná: Olhares, com fotografias de Carlos Zanello de Aguiar – conhecido entre amigos como Macaxeira – e poesias do escritor Edival Perrini. O volume conta com 134 páginas ilustradas com 150 fotografias que registram a dança do fandango, uma das tradições mais típicas do litoral paranaense. Acredita-se que o fandango tenha origem nos colonos açorianos que se instalaram no Brasil perto de 1750, trazendo consigo as músicas e danças espanholas, contando, também, com influências portuguesas. Misturando-se à cultura local, a prática ganhou aspectos únicos, tornando-se típica das regiões litorâneas. O fotógrafo da Secretaria de Estado da Cultura, Carlos Zanello de Aguiar, ficou admirado com a tradição quando visitou a costa norte do estado. “Sem qualquer pretensão comecei a fotografar as pessoas, suas casas, os instrumentos que eles faziam”, conta. Nas viagens a trabalho, Aguiar aproveitava as brechas para fazer os registros e, também, amizades com as famílias fandangueiras. “Comecei a ir sempre lá e acabei me tornando cúmplice”, afrima. O livro que lança hoje é resultado dessa pesquisa pessoal, afetiva e minuciosa do fandango. As fotografias tiradas em Guaraqueçaba, Superagüi, Morretes, Antonina e Paranaguá, entre outras cidades, retratam os fandangueiros construindo suas violas, tocando nos festejos, e vivendo seu dia-a-dia. A convite do fotógrafo, o escritor Edival Perrini escreveu poesias que contemplam a tradição.

Oito fandangueiros, que são personagens do livro, estarão presentes na cerimônia de lançamento para executar uma seleção de músicas e danças. O evento também inaugura uma exposição com 42 ampliações de fotografias selecionadas do livro.

Serviço: Lançamento do livro e exposição Fandango do Paraná: Olhares. Hall do Teatro HSBC (Av. Luiz Xavier, 11). Hoje, às 19 horas. Entrada franca, livro à venda por R$ 35.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]