• Carregando...
Puzzle foi extraído de obras de autores brasileiros | Lenise Pinheiro / Folhapress
Puzzle foi extraído de obras de autores brasileiros| Foto: Lenise Pinheiro / Folhapress

Programe-se

Puzzle

Sesc Pinheiros – Teatro Paulo Autran (R. Paes Leme, 195 – São Paulo), (11) 3095-9400. Quinta-feira, às 21 horas, e domingo, às 18 horas (partes A e C); sexta-feira e sábado, às 20 horas (parte B). Até 22 de dezembro. Ingressos de R$ 4,80 a R$ 24. Classificação indicativa: 18 anos.

Um caldeirão de textos literários é derramado no palco de Puzzle, espetáculo de Felipe Hirsch em cartaz em São Paulo. O caldo tem uma pitada de A Noite da Paixão, de Dalton Trevisan, foi apimentado com Sexo, de André Sant’Anna, e engrossado com Minifesto, de Paulo Leminski. Ao todo, são 15 os ingredientes, todos extraídos de obras de autores brasileiros.

"Puzzle é uma apresentação literária e social deste país estranho que é o Brasil, tão agredido quanto agressor, tão violento quanto doce", explica Hirsch, que levou os textos ao palco sem adaptação. "Não quis transformá-los em dramaturgia. É literatura pura", afirma.

As obras dão corpo às três partes (A, B e C) que compõem Puzzle (quebra-cabeça em inglês). "Como no jogo, as peças precisam ser encaixadas pelo espectador", sugere Hirsch.

A primeira parte se dedica a traçar uma visão geral do país, enquanto a segunda fecha o recorte nos novos ricos. Menos social e mais poética, a terceira parte se debruça sobre o próprio ato literário. "O tema é a liberdade da imaginação gerada pela literatura", conta o diretor.

Hirsch considera Puzzle seu trabalho mais experimental e coletivo. Reuniu um elenco raro para a empreitada, formado por Marat Descartes, Rodrigo Bolzan, Georgette Fadel, Isabel Teixeira e Felipe Rocha, entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]