• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Em Cartaz

Filmes do OscarA Conquista da Honra; À Procura da Felicidade; A Rainha; Apocalypto; Babel; Borat; Cartas de Iwo Jima; Diamante de Sangue; Dreamgirls; Filhos da Esperança; O Diabo Veste Prada; Pecados Íntimos; Pequena Miss Sunshine; Uma Verdade Inconveniente; Volver.

BrasileirosA Grande Família – O Filme; Antônia – O Filme; Brilhante; O Céu de Suely.

LatinoSuite Habana.

Para as criançasA Menina e o Porquinho; Brichos; Dogão – Amigo pra Cachorro; Eragon; O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili; O Grilo Feliz; Por Água Abaixo; Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo; Uma Noite no Museu; Xuxa Gêmeas.

OutrosAdrenalina; Amigo É para essas Coisas; Déja Vu; O Pacto; Perfume – A História de um Assassino; Rocky Balboa.

Não gosta de carnaval ou não pretende enfrentar um litoral lotado nos próximos dias? O leitor que optar por ficar em Curitiba neste feriadão terá uma boa opção de diversão nos cinemas da cidade. A programação está incrivelmente variada, com 36 longas-metragem em cartaz. As grandes atrações são os filmes com indicações ao Oscar. Praticamente todas as principais produções que vão participar da maior festa do cinema estão com sessões programadas. Dessas, vale destacar inicialmente aquelas que disputam a estatueta de melhor filme: A Rainha, Babel, Cartas de Iwo Jima e Pequena Miss Sunshine (Os Infiltrados, outro concorrente, será lançado até o fim do mês em DVD).

O filme sobre a soberana inglesa tem como pontos fortes o roteiro e a brilhante intepretação de Helen Mirren como Elizabeth II – a atriz é favoritíssima ao Oscar. Já o drama Cartas de Iwo Jima é o complemento de A Conquista da Honra – ambos os filmes foram dirigidos por Clint Eastwood e retratam os dois lados da batalha pela posse da ilha de Iwo Jima, no Japão, importante e decisivo momento da Segunda Guerra Mundial. Babel, de Alejandro Iñárritu, apresenta um painel sobre as dificuldades de comunicação no mundo atual – o filme é um dos representantes da "invasão" mexicana na festa da Academia, que ainda conta com Filhos da Esperança, de Alfonso Cuarón, e O Labirinto do Fauno, de Guilhermo Del Toro (que já esteve em cartaz em Curitiba). O divertido e independente Pequena Miss Sunshine traz a história de mais uma família disfuncional americana. Possível vencedor do Oscar principal da noite do domingo dia 25, o filme voltou ao cartaz na capital há poucas semanas.

Outras fitas com indicações que devem ser vistas são: Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho, nominada a oito estatuetas e quase barbada nas categorias de atores coadjuvantes com Jennifer Hudson e Eddie Murphy, que realmente valem o filme; Diamante de Sangue, pelo trabalho de Leonardo DiCaprio e Djimon Hounsou; Pecados Íntimos, pela vigorosa interpretação de Kate Winslet; Volver, do sempre ótimo Almodóvar, que valeu a Penélope Cruz a primeira lembrança ao Oscar; e O Diabo Veste Prada, com Meryl Streep premiando o público com mais uma de suas impagáveis atuações.

Off-Oscar

O cinema nacional também está bem representado nas telas de Curitiba. Estreou neste fim de semana o premiado O Céu de Suely, de Karim Aïnouz (Madame Satã), que tem grandes chances de ser o filme brasileiro escolhido para representar o país no Oscar 2008. A delicada e singela produção tem como trunfo a atuação de Hermila Guedes, grande revelação da nova geração de atrizes brasileiras de cinema. Outra estréia é o documentário Brilhante, sobre a transformação da cidade de Lençóis, na Bahia – também foi lançado ontem o ótimo documentário Suite Habana, uma emocionada homenagem, apenas com sons e imagens, à capital cubana e aos cubanos.

Seguem em cartaz: o sucesso A Grande Família – O Filme, com uma nova aventura da trupe do seriado que conquistou o espectador de tevê, fita que já ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores; e Antônia – o Filme, que também tem ligação com a televisão (pelo seriado homônimo veiculado no ano passado) – a produção, um pouco irregular, não foi bem de público na estréia, semana passada, mas merece ser acompanhada pelo ótimo trabalho das atrizes-cantoras Negra Li, Leilah Moreno, Quelynah e Cindy.

Também são muitas as opções para a criançada. Entre as animações, destaque para o longa curitibano Brichos, de Paulo Munhoz, e a estréia do novo trabalho do reconhecido Maurício de Sousa: Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo. Continuam com sessões o elogiado A Menina e o Porquinho e o sucesso Uma Noite no Museu.

No restante da programação, o filme que mais chama a atenção é Rocky Balboa, retorno vitorioso de Sylvester Stallone ao principal personagem de sua carreira. Agora sexagenário, Rocky busca resgatar sua dignidade (assim com Stallone) enfrentando o jovem campeão dos pesos pesados – para emocionar os trintões que acompanharam, na infância, o ídolo lutador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]