• Carregando...
Owen Wilson em cena do longa "Dois é bom, três é demais" | Divulgação/Universal Pictures
Owen Wilson em cena do longa "Dois é bom, três é demais"| Foto: Divulgação/Universal Pictures

"Cleópatra", de Júlio Bressane, e dois documentários brasileiros, "Andarilho", de Cao Guimarães, e "Anabazys", de Joel Pizzini e Paloma Rocha, participam da nova edição do Festival de Cinema de Veneza, que começa na próxima quarta-feira (29) e se estende até o dia 8 de setembro.

Além do filme de Bressane, que será exibido fora de competição, os cinéfilos também poderão ver uma cópia restaurada de "A idade da Terra", de Glauber Rocha. Os dois documentários brasileiros participam na seção paralela "Horizontes".

Festival

O tradicional festival italiano de cinema festeja 75 anos de criação, com a projeção de 57 filmes que refletem o contemporâneo, realizados por nomes como Woody Allen, Claude Chabrol, Ken Loach, Brian de Palma, Paul Haggis, entre outros nomes, com destaque para jovens talentos do cinema britânico.

Este ano, o juri, composto apenas por diretores: Catherine Breillat, Emanuele Crialese, Alejandro Gonzalez Inárritu e Paul Verhoeven, será presidido por Zhang Yimou, vencedor de dois Leões de Ouro nos anos 1990.

A premiação final acontece em 8 de setembro com um Leão de Ouro especial a ser entregue ao cineasta italiano Bernardo Bertolucci, de 66 anos.

FilmesO longa que vai inaugurar a mostra em estréia mundial é "Atonement", do britânico Joe Wright, que conquistou a crítica há dois anos com sua adaptação do clássico "Orgulho e preconceito". Baseado no bestseller do escritor britânico Ian McEwan, o filme conta em seu elenco com Keira Knightley, Vanessa Redgrave e James McAvoy.

Produções que tratam da guerra do Iraque também estão na lista como o "Redacted" do americano Brian De Palma, que participa da competição e conta o estupro e a morte de uma adolescente iraquiana por soldados americanos.

O conflito no Iraque também é o assunto principal de "In the valley of Elah" assinado por Paul Haggis, no qual um militar de carreira interpretado por Tommy Lee Jones investiga o desaparecimento de seu filho enviado para a guerra.

O diretor Andrew Dominik leva o seu faroeste "The assassination of Jesse James by the coward Robert Ford", em que Brad Pitt vive o lendário bandido Jesse James. O britânico Kenneth Branagh, que participou da competição com o seu "Flûte enchantée" em 2006, agora disputa o Leão de Ouro com "Sleuth", em que atuam Michael Caine e Jude Law, enquanto seu compatriota Ken Loach apresenta "It's a free world". O cinema latino-americano não está presente na mostra oficial, conforme a organização da mostra, porque as produções não tratavam do tema proposto pelo festival, que é refletir o tempo presente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]