• Carregando...
 | Sossella
| Foto: Sossella

Como todo festival, seja de cinema, arte ou letras, a programação diária costuma ser intensa. Aproveita melhor quem mais tem tempo livre. No caso do 10º Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba (FCVDC), que iniciou nesta segunda-feira, 12, não é diferente, das 9 horas da manhã às 9 horas da noite estão programadas exibições especiais, a maiori com entrada franca.

O destaque é o início da mostra de filmes de animação, dentro da programação do 4º Encontro Nacional de Animação, a partir das 14 horas.

A programação começa com o projeto "A Escola vai ao cinema", a partir das 9 horas, no Cine Luz, com a exibição de oito títulos de curta duração voltados para o público infantil: "Aquarela", "Juro que vi: Mantinta Perera", "O Pato", "Vida Maria", "O Homem Fornalha", "A Casa", "Leonel Pé-de-vento" e "AmigãoZão".

Em outro endereço, na Cinemateca, às 10 horas, tem início a mostra "Universidade vai ao cinema", com cinco atrações: "O Posto", "Capa de Jornal", "Transitando", "Borboleta" e "2+2=4", todas produções elaboradas por estudantes universitários.

A mostra de filmes de animação, acontece no Cine Luz, com produções nacionais e internacionais. No primeiro dia serão sete filmes, totalizando uma hora de exibição.

A mostra começa com "Desventuras de um dia ou a vida não é um comercial de margarina", premiado com o Brief Encounters 10th Bristol - International Short Film Festival - Inglaterra, 2005; "Seqüestro de Bellini", "Mercúrio", "Pixilation Vampire", "O Dia que os EUA Invadiram o Brasil", "Dia D" e "Tyger" premiado com Honorary Mention at Labo Competition (Júri Oficial) e Best Film at Labo Competition (Juri de Imprensa) no 29.º Clermont-Ferrand International Short Film Festival - France, 2007; Best Animation - 37.º Tampere International Short Film Festival - Finland, 2007; e Best Short Film - Anima 2007 - Brussels/Belgium, 2007.

A mostra dos vídeos premiados, começa às 18 horas, também no Cine Luz. O prêmio de melhor animação ficou para "Tem um Dragão no meu baú", com 1 minuto de duração. Na seqüência haverá a exibição dos filmes de média – metragem selecionados pela organização do 10º FCVDC: "Criação", "O Retrato da Felicidade" e "São Paulo nos pertence".A partir das 19h30 acontece a exibição dos premiados nas categorias Melhor Trilha Musical, Melhor Montagem e Melhor Som: "O Nosso Livro", de Luciano Leite, na categoria DCine é o ganhador do prêmio de melhor Trilha Musical. "De Glauber para Jirges", em 35 mm, ficou com o prêmio de melhor montagem para Eryk Rocha e "Nascente", de Helvécio Martins, ganhou o prêmio de melhor Som para Leonardo Gomes.

Na programação da Mostra Oficial, ainda no Cine Luz, às 21 horas, quando é cobrado ingresso no valor de R$ 1,00, terá a exibição de "O som do trovão", de Petrônio Lorena e Tiago Scorza, em 35 mm e "Kollasuyo", DCine de Pedro Dantas, que trata a guerra do gás na Bolívia, que culminou com a presidência do indígena Evo Morales.

Todas mostras são abertas ao público, com entrada franca.

A programação diária do festival pode ser conferida no site

Serviço: Cine Luz (Rua XV de Novembro, 822) Tel.: 3321-3261.Cinemateca (Rua Carlos Cavalcanti, 1174) Tel.: 3321-3252.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]