• Carregando...
CHALALALALALON, de Guto Parente, está na programação | Divulgação
CHALALALALALON, de Guto Parente, está na programação| Foto: Divulgação

Programe-se

10.º Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba

Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280, Centro), (41) 2118-5111. De hoje a domingo, em diversos horários. Entrada gratuita. Confira a programação completa em www.curta8.com.br.

Começa hoje e segue até o próximo domingo, dia 5, a décima edição do festival de cinema Curta 8. Criado em 2005, o evento é o único festival latino-americano de audiovisual dedicado exclusivamente ao super 8. O formato cinematográfico, hoje cultuado, foi desenvolvido na década de 1960 e permite produções de filmes com qualidade de som e imagem em película, mas com uma "cara" inconfundível de produção artesanal.

Na programação do Curta 8 serão exibidos mais de 60 filmes, em grande parte de produção recente, em seis mostras que se diferenciam pela forma como o filme foi produzido ou finalizado.

Um exemplo é a mostra de filmes de tomada única, feitos com apenas um rolo de filme e que não passaram por edição. A maioria das produções em tomada única é fruto de oficinas gratuitas organizadas pelo Curta 8 que antecedem o festival, realizadas em Curitiba e Florianópolis. Tanto o público quanto os realizadores verão estes filmes pela primeira vez na tela grande. Outro destaque é a mostra Quebrando Fronteiras, também de tomadas únicas, feita em parceria com o Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

Também estão previstas uma mostra especial de filmes espanhóis, produzidos no Festival de La Coruña. O curador do evento galego, Ángel Rueda, virá participar do Curta 8 com um programa composto por filmes de artistas experimentais que inclui curtas-metragens, cine-performances e duas estreias internacionais. Ele também será membro do júri da competição, cuja premiação acontecerá na noite de domingo.

Filme caseiro

No mesmo dia, à tarde, o festival abre espaço para a sessão Dia do Filme Caseiro (ou Home Movie Day), com uma seleção de filmes pessoais, em Super 8 e Single 8. São trabalhos autorais e registros familiares trazidos pelos próprios espectadores para avaliação técnica, a partir do primeiro dia do festival.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]