• Carregando...
Em The Rape of Lucrece, com a cantora Camille O’Sullivan faz uma performance com música do britânico Feargal Murray | Keith Pattison/ Divulgação
Em The Rape of Lucrece, com a cantora Camille O’Sullivan faz uma performance com música do britânico Feargal Murray| Foto: Keith Pattison/ Divulgação
  • A Velha Companhia traz Cais ou da Indiferença das Embarcações
  • Os argentinos da Cia. Spregelburd apresentam Spam no Teatro da Reitoria
  • A peça Tumba de Cães, dos curitibanos da Cia. Metáfora, estreia no festival
  • Testo do sueco Ingmar Bergman ganha versão em espanhol com Sonata de Otoño

A cada ano, o Festival de Teatro traz mais peças internacionais a Curitiba. Nesta 23.ª edição do evento, são cinco na mostra oficial, que vai de 26 de março a 6 de abril e soma 35 espetáculos. A grade oficial foi divulgada ontem em São Paulo e os ingressos começam a ser vendidos nesta sexta-feira, a R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada).

Como há alguns anos, a abertura será feita por um espetáculo de fora do país e de rua, El Hombre Venido de Ninguna Parte. A peça chilena do grupo Gran Reyneta trará diversas traquitanas à Praça Santos Andrade – como plataformas que levantam e se transformam para revelar atores escondidos. Parte do equipamento precisará ser reconstruído no Brasil a partir de desenhos.

Apesar do aparato lúdico, a trama trata de um viajante controverso. "Não é um espetáculo engraçadinho. O personagem se estrepa, é mau caráter, perde tudo, e não se regenera", relata o curador Celso Curi.

Mantendo a linha do inusitado, a também chilena Otelo usa bonecos para contar a história do mouro de Shakespeare, numa abordagem pouco comum, tratando-se de uma peça adulta e trágica. "É um espetáculo que lida com a sexualidade de maneira bastante especial, não é politicamente correto", diz Curi, referindo-se à trama de ciúmes e assassinato passional.

Sonata de Outono é a visão particular do celebrado diretor argentino Daniel Veronese para o filme cult de mesmo nome do sueco Ingmar Bergman (lançado em 1978). Nele, uma mãe retorna à casa da filha ressentida pela ausência da genitora, uma pianista famosa.

A pegada aqui será observar como um latino-americano trata um texto que já foi levado ao cinema com maestria, dentro de uma estética nórdica, fria e de contenção das emoções. "A versão de Veronese traz uma dramaticidade e vivacidade que só os latinos têm. É como um diapasão que vai aos limites, extremamente emocionante", defende o curador.

Da Argentina virá ainda o espetáculo SPAM, um solo com apoio do músico Zypce – que promete roubar a cena com a execução ao vivo e com vários instrumentos. O diretor, Rafael Spregelburd, é um daqueles artistas pop procurados para opinar sobre tudo, dada sua verborragia – o espetáculo trata da vida contemporânea pelo matiz da informática.

A única peça estrangeira não latino-americana, The Rape of Lucrece, foi um dos destaques do festival de Edimburgo, na Escócia, em 2012, e era sondada pelo festival desde a edição passada. O poema de Shakespeare, musicado e narrado pela artista Camille O´Sullivan, da Royal Shakespeare Company, promete um espetáculo bastante forte, de conteúdo erótico e que narra a violação de Lucrécia.

Estreias nacionais

Entre as peças nacionais haverá sete estreias durante o festival, incluindo grupos tradicionais do país, como a paranaense Armazém, radicada no Rio de Janeiro, que traz O Dia Em Que Sam Morreu.

Entre as experimentais, uma das mais esperadas será 2 x Matei, de Gilberto Gawronski, figura comum no festival. Os veteranos da Pia Fraus também estreiam novamente uma peça no festival, Transgressões, que, a exemplo da chilena Otelo, usa bonecos para tratar da sexualidade.

Dois grupos trazem trilogias: a Cia. Sala Escura, com a Trilogia dos Sonhos, cuja última parte, Pesadelo, é uma estreia nacional, e Cia. dos Atores, com Laboratorial, Como Estou Hoje e Conselho de Classe.

Para o diretor Leandro Knopfholz, as escolhas do ano prezam pela representatividade. "Não temos nenhuma pretensão de dizer que esses são os melhores, maiores ou mais bonitos espetáculos do país", explicou em coletiva à imprensa.

Mostras

Como acontece desde os anos 1990, a mostra paralela Fringe trará centenas de atrações. Serão mais de 500 espetáculos, alguns separados dentro de 11 mostras especiais e espalhados por quase 60 espaços. Foram mantidas as populares Risorama, Gastronomix, Mish Mash e a infantil Guritiba, que ocorre nas duas semanas seguintes ao festival.

Mostra aposta em figurões globais

O Festival de Teatro deste ano irá agradar quem gosta de ver rostos conhecidos no palco. A mostra principal, que vai de 26 de março a 6 de abril, terá pelo menos cinco espetáculos cujo elenco traz figuras tarimbadas da televisão. A grade principal foi divulgada ontem no Itaú Cultural, em São Paulo.

O veterano Ney Latorraca volta ao teatro pelas mãos do polêmico diretor Gerald Thomas, em Entredentes, que terá sessões durante o festival. Eriberto Leão encarna Jim Morrison, vocalista do grupo norte-americano The Doors – famoso nos anos 1960 –, no musical Jim, com direção do paranaense Paulo de Moraes.

Tradição

Reynaldo Gianecchini faz par com a também paranaense Maria Fernanda Cândido em A Toca do Coelho, peça com direção de Dan Stulbach – outro ator conhecido que deve vir a Curitiba para a estreia. E a atriz Débora Falabella, que ganhou o Brasil em 2012 como a órfã Nina em busca de vingança na novela Avenida Brasil, apresenta em Curitiba Contrações, peça com direção da prestigiada Grace Passô, que concorre a vários prêmios nacionais.

Com cinco espetáculos internacionais e seis estreias nacionais, o festival mantém a tradição de trazer a Curitiba trabalhos que tiveram destaque no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas também inclui duas companhias curitibanas na grade: a Cia Brasileira, com Nús, Ferozes e Antropófagos, e a Cia. Metáfora, que estreia Tumba de Cães.

Uma mostra de rua patrocinada pelo Sesi também fará barulho, com a chilena El Hombre Venido de Ninguna Parte e o novo espetáculo dos mineiros do Galpão, Os Gigantes da Montanha.

Ingressos

As vendas de ingresso começam na próxima sexta-feira, 7, em bilheterias instaladas nos shoppings Palladium, Mueller e ParkShopping Barigüi e também pelo site www.festivaldecuritiba.com.br.

A jornalista viajou a convite da organização do Festival de Teatro.

Programe-se

Confira a lista completa de espetáculos da mostra principal do festival:

Estreias

2 x Matei: Direção de Gilberto Gawronski (SP). Com Gilberto Gawronski e Guida Vianna. Dias 26 e 27 de março no Guairinha.

Concreto Armado: Com o Teatro do Inominável (RJ). Direção de Diogo Liberano. Dias 26 e 27 de março, no Teatro do Paiol.

Tumba de Cães: Com a Cia. Metáfora (Curitiba). Direção de Marino Jr. Dias 28 e 29, no Guairinha.

Rózà: Direção de Marta Kiss Perrone e Joana Levi (SP). Dias 1º e 2 de abril, no Cietep.

O Dia em Que Sam Morreu: Com a Cia. Armazém (PR/RJ). Direção de Paulo de Moraes. Dias 3 e 4 de abril, no Guairinha.

Peças

Espelho para Cegos : Da Cia. do Teatro dos Novos (Salvador, BA). Direção de Marcio Meirelles, Bertho Filho e Douglas Irvine. Dias 26 e 27 de março no Teatro da Reitoria.

Ricardo III: Monólogo com Gustavo Gasparani (RJ). Direção de Sérgio Módena. Dias 27 e 28 de março, no Sesc da Esquina.

Cais ou da Indiferença das Embarcações: Da Velha Companhia (SP). Direção de Kiko Marques. Dias 27 a 30 de março, no Cietep.

Contrações: Direção de Grace Passô (SP). Com Débora Falabella e Yara de Novaes. Dias 28 e 29 de março, no Teatro Bom Jesus.

A Arte da Comédia: Direção de Sérgio Módena (RJ). Com Ricardo Blat e Thelmo Fernandes. Dias 29 e 30 de março, no Teatro Positivo.

Ricardo III: Do Projeto 39 Shakespeare (SP), que encenará a obra completa de Shakespeare. Dias 29 e 30 de março, no Sesc da Esquina.

BR Trans: Com o coletivo artístico As Travestidas (fortaleza e Porto Alegre). Direção de Jezebel De Carli. Monólogo com Silvero Pereira. Dias 29 e 30 de março, no Teatro do Paiol.

Sexo, Drogas e Rock´n´roll: Direção de Vítor Garcia Peralta (RJ). Monólogo com Bruno Mazzeo. Dias 30 e 31 de março, no Guairão.

Jim: Direção de Paulo de Moraes (RJ). Musical com Eriberto Leão sobre Jim Morrison. Dias 1º e 2 de abril, no Guairão.

Um Réquiem para Antonio: De Gabriel Villela (SP). Com Claudio Fontana e Elias Andreato. Dias Dias 1º e 2 de abril, no Teatro da Reitoria.

Trilogia do Sonho: Com a Cia. Sala Escura (RJ). Direção de Iuri Kruschewsky: "É Culpa da Vida Que Sonhei ou dos Sonhos Que Vivi" (dias 1º e 2); "Memória Inventada no Sonho de Alguém" (dias 3 e 4) e a estreia de "Pesadelo" (dias 5 e 6), no Teatro Bom Jesus.

Bichado: De Zé Henrique de Paula e Núcleo Experimental (SP). Dias 1º e 2 de abril, no Sesc da Esquina.

Transgressões: Da Cia. PiaFraus (SP). Direção de Beto Andretta. Dias 1º e 2 de abril, no Teatro do Paiol.

Entredentes: De Gerald Thomas (SP). Com Ney Latorraca, Edi Botelho e Maria. Dias 2 e 3 de abril, no Teatro Positivo.

Quem Tem Medo de Virginia Woolf: Com Zezé Polessa e Daniel Dantas. Direção de Vítor Peralta (RJ). Dias 3 e 4 de abril, no Guairão.

Cia dos Atores (RJ): Grupo apresenta "Laboratorial" (19h30) e "Como Estou hoje" (21h30) dias 3 e 4 de abri; e "Conselho de Classe" (21h) dias 5 e 6 de abril. No Sesc da Esquina.

Se Fosse Fácil, Não Teria Graça: Direção e atuação de Nando Bolognesi (SP). Dias 3 e 4 de abril, no Teatro do Paiol.

A Importância de ser Perfeito: Do ColetivoAchadoNumaMala (RJ). Dias 4 a 6 de abril, no Cietep.

Paixão e Fúria – Callas, o Mito: Com o Studio 3 Cia. de Dança (SP). Direção de José Possi Neto. Dias 5 e 6 de abril, no Teatro Positivo.

A Toca do Coelho: Direção de Dan Stulbach (SP). Com Maria Fernanda Cândido e Reynaldo Gianecchini. Dias 5 e 6 de abril, no Guairão.

Nem Mesmo Todo o Oceano: Da Cia. Omundoé (RJ). Direção de Inês Viana. Dias 4 e 5 de abril, no Guairinha.

Nús, Ferozes e Antropófagos: Com a Cia. Brasileira (Curitiba), o coletivo Jakart/Mugiscué e o Centro Dramático Nacional de Limousin, da França. Dias 5 e 6 de abril, no Teatro do Paiol. Ensaio aberto.

Internacionais

Otelo: Da Cia. Viajeinmóvil (Chile). Direção de Jaime Lorca, Teresita Iacobelli, Christián Ortega. Com Teresita Iacobelli, Jaime Lorca e bonecos. Dias 29 e 30 de março, no Teatro Positivo.

The Rape of Lucrece: Performance em inglês com a cantora Camille O’Sullivan e música original ao vivo de Feargal Murray (Reino Unido). Dias 4 e 5 de abril, no Teatro da Reitoria.

Sonata de Otoño: De Daniel Veronese (Argentina). Texto de Ingmar Bergman em espanhol. Com Cristiana Banegas, María Onetto e Luis Ziembrowski. Dias 31 de março e 1º de abril, no Guairinha.

Spam: Com a Cia. Spregelburd/ músico Zypce (Argentina). Direção de Rafael Spregelburd. Com Raphael Spregelburd e Zypce. Em espanhol. Dias 30 e 31 de março, no Teatro da Reitoria.

Sesi na Rua

El Hombre Venido de Ninguna Parte: Da Cia. La Gran Reyneta (Chile). Teatro de rua em espanhol. Direção de Mario Soto. Com Francisca Gazitúa, Claudio Vega, Rodrigo Ortega, Pablo Sepúlveda, Luis Catalán, Gonzalo Mella, Noela Salas. Dias 26 e 27 de março, na Praça Santos Andrade.

O Pequeno Manual do Cavaleiro Andante: Com a Cia. dos Palhaços. Dia 2 de abril, no Largo da Ordem.

A Pereira da Tia Miséria: Com o Núcleo Ás de Paus (Londrina). Dia 3 de abril, no Largo da Ordem.

Os Gigantes da Montanha: Com o Grupo Galpão (MG). Direção de Gabriel Villela. Dias 4 e 5 de abril, no Largo da Ordem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]