• Carregando...
Elenco de O Barbeiro de Sevilha: Peter Mattei, Joyce DiDonato e Juan Diego Flórez | Divulgação
Elenco de O Barbeiro de Sevilha: Peter Mattei, Joyce DiDonato e Juan Diego Flórez| Foto: Divulgação

O Unibanco Arteplex de Curitiba exibe, a partir desta sexta-feira e até 15 de outubro, seis óperas que formam a primeira edição do Festival Metropolitan de Óperas. São cinco montagens inéditas para o público brasileiro e a reapresentação de Madame Butterfly, de Puccini, dirigida por Anthony Minghella, na qual Patrícia Racette retorna ao papel-título e contracena com Marcello Giordani.

Outro nome de peso do cinema, Franco Zeffirelli, dirige La Bohème, a mais popular ópera de Puccini. O jovem condutor Nicola Luisotti rege o coral liderado pela soprano Angela Gheorghiu, que interpreta Mimi e contracena com o tenor Ramón Vargas, no papel de Rodolfo.

O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, uma das comédias operísticas mais aclamadas de todos os tempos, recebe montagem dirigida pelo ganhador do Tony Award, Bartlett Sher. O tenor Juan Diego Flórez interpreta o Conde Almaviva, acompanhado pela mezzo-soprano americana Joyce DiDonato, como Rosina, e Peter Mattei, no papel-título do arrogante barbeiro. A condução é de Maurizio Benini.

A contemporânea obra-prima de John Adams, Dr. Atomic, que tem como tema a criação da bomba atômica, é dirigida pela estreante Penny Woolcock. O barítono Gerald Finley interpreta o personagem-título da ópera. Condução de Alan Gilbert.

A adaptação feita por Tchai­­kovsky da obra-prima de Pushkin, Eugene Onegin, é um dos trabalhos mais românticos já escritos para o palco. Valery Gergiev conduz essa história de amor estrelada por Renée Fleming e Dmitri Hvoros­­tovsky e dirigida por Robert Carsen.

A montagem de Laurent Pelly para a Filha do Regimento, de Donizetti, foi considerada "o show operístico do ano" pelo jornal londrino The Times, durante temporada no Covent Garden. Participam do espetáculo Natalie Dessay e Juan Diego Flórez. A produção inclui ainda a ganhadora do Tony Award Marian Seldes como a Duquesa de Krakenthorp. Condução de Marco Armiliato.

Com projeção em alta definição e som 5.1, o evento é um aperitivo para a temporada 2009-2010, que, de novembro a maio, vai mostrar nove espetáculos nos cinemas, de duas a três semanas após suas apresentações ao vivo no Metropolitan. Ainda neste ano, estreiam as montagens de Tosca e Turandot, de Puccini, e Aida, de Verdi.

Entre fevereiro e maio de 2009, foram realizadas 264 sessões de seis óperas em 19 cidades, levando mais de 22 mil espectadores às salas brasileiras.

Serviço

Festival Metropolitan de Óperas, no Unibanco Arteplex Crystal, de 9 a 15 de outubro. Os ingressos que variam de R$ 25 a R$ 30 e poderão ser adquiridos antecipadamente pela internet (www.ingresso.com) e nas bilheterias dos cinemas. Mais informações, no site www.moviemobz.com/met. Acompanhe a programação de ópera dia a dia no roteiro de cinema do Caderno G.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]