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Um festival costuma ter local e data certos no calendário das cidades. Este não tem nem cidade definida. Com 15 anos de histórico, o Festival do Teatro Brasileiro funciona como um medidor da temperatura das artes cênicas em todo o país, levando espetáculos de um estado para o outro. A itinerância seria o portal para o maravilhoso mundo da fruição de culturas diferentes, não fossem as disparidades de tradição/investimento na produção das regiões. É provável que muita gente no Acre queira receber espetáculos do Rio e de São Paulo, mas seria possível encontrar atrações acreanas suficientes para montar uma mostra naquelas capitais? Esta é a primeira vez que a cena paranaense é convidada, o que pode ser atribuído ao investimento consistente do movimento de teatro de grupo, que privilegia a pesquisa e o aprendizado e não o sucesso de bilheteria. Em 2011, Curitiba e região receberam peças mineiras.

Uma boa notícia é que, após reduções de verba para a cultura estadual, o teatro local recebeu investimento público por meio de apoio da Secretaria de Estado da Cultura e copatrocínio da Copel – a empresa entrou com R$ 100 mil do R$ 1 milhão necessário à circulação de dez peças paranaenses. A Petrobrás é a patrocinadora oficial do evento.

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