• Carregando...
A artista Vera Lilia resgata elementos paranistas, como a araucária | Divulgação
A artista Vera Lilia resgata elementos paranistas, como a araucária| Foto: Divulgação

Com a intenção de dar visibilidade à arte paranaense e aproximar o setor industrial do cultural, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inaugura hoje o Centro Cultural Sistema Fiep (confira o serviço completo do local). Com mais de 500 metros quadrados, o espaço, localizado na Avenida Cândido de Abreu, abrirá as portas com a exposição Uma Homenagem à Arte Paranaense. Conta com duas salas multifuncionais, uma para receber obras de qualquer tipo, com iluminação adequada e painéis articuláveis e outra que pode ser utilizada para diversas manifestações artísticas.

Uma Homenagem à Arte Paranaense pretende expor obras de alunos do patrono do Centro Cultural Fiep: Antônio Mariano de Lima (1858-1942). O artista português promoveu o encontro de operários com as artes no fim do século 19, no Liceu de Artes e Ofícios de Coritiba, acreditando ser o local ideal para receber um sistema educacional aos moldes europeus. Dentre os alunos do mestre, estão Alfredo Andersen, Arthur Nísio, Erbo Stenzel, Estanislau Trape, Frederico Lange de Morretes, Guido Viaro, João Turin, João Zaco Paraná, Leonor Lea Botteri Genehr, Oswald Lopes, Theodoro de Bona, Waldemar Curt Freysleben.

A única artista contemporânea com obras em exposição, por enquanto, é Vera Lilia, pois "ela, dentre os artistas atuais, tem referências do paranismo, proposta de Mariano de Lima", conta Maria Cecília Araujo de Noronha, curadora do Centro Cultural Sistema Fiep. "Ela trabalha as possibilidades do pinheiro. Por exemplo, com argila liga formas femininas à pinha".

Uma Homenagem à Arte Paranaense deseja expor passado e futuro com tecnologia. Serão representadas cinco intervenções arquitetônicas de artistas clássicos do Paraná, visualizadas a partir de representação holográfica. Dessa forma, o passado e o futuro do Paraná se revelam juntos aos olhos do público.

Serviço:

Uma Homenagem à Arte Paranaense (confira o serviço completo da exposição). Centro Cultural Sistema Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200). De 18 de março a 21 de maio, de quarta a domingo, das 10 às 19 horas. Entrada franca. Informações: 0800 6480088 e www.sesipr.org.br/sesicultural/centrocultural.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]