• Carregando...

O filme "Seven Swords", do diretor chinês Tsui Hark, abre a 62ª edição do Festival de Cinema de Veneza nesta quarta-feira. Até o dia 10 de setembro, mais de 50 filmes de 20 países serão exibidos, dos quais 19 participam da mostra competitiva. Este ano, a organização adotou severas medidas de segurança devido ao suposto risco de atentados terroristas. A atriz espanhola Inés Sastre será a madrinha nas cerimônias de abertura e encerramento do festival.

A mostra competitiva oferece filmes com temáticas bastante variadas, como "Brokeback Mountain", de Ang Lee; "Espelho mágico", do português Manoel de Oliveira; "Mary", de Abel Ferrara e com Juliette Binoche como protagonista; "Los hermanos Grimm", de Terry Gilliam; e o chinês "Changhen Ged", de Stanley Kwan, que já é citado como um dos favoritos.

Dois renomados atores também disputarão o Leão de Ouro de melhor filme: George Clooney, com "Goodnight and Good Luck", o seu segundo filme como diretor, e John Turturro, com "Romance and Cigarettes".

O Festival de Veneza premiará a atriz italiana Stefania Sandrelli com um Leão de Ouro pelo conjunto de sua carreira, reconhecimento que também será concendido ao diretor japonês Hayao Miyazaki. A cerimônia de entrega do prêmio a Sandrelli acontece no último dia do festival, durante o encerramento, enquanto Miyazaki recebe o seu um dia antes.

Com 40 anos de carreira, Stefania Sandrelli é um dos rostos mais famosos do cinema italiano graças à sua participação em filmes de diretores como Bernardo Bertolucci, Ettore Scola y Claude Chabril, contracenando com atores como Marcello Mastroianni e Vittorio Gassman.

Já Miyazaki é um dos diretores de filmes de animação mais respeitados do mundo. Entre os seus feitos está o Oscar de melhor longa de animação por "A viagem de Chihiro", em 2002, filme que também lhe rendeu o Urso de Ouro no festival de Berlim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]