• Carregando...
O diretor turco Nuri Bilge Ceylan ganha o prêmio das mãos do diretor americano Quentin Tarrantino e da atriz Uma Thurman | REUTERS/Yves Herman
O diretor turco Nuri Bilge Ceylan ganha o prêmio das mãos do diretor americano Quentin Tarrantino e da atriz Uma Thurman| Foto: REUTERS/Yves Herman
  • O diretor turco Nuri Bilge Ceylan, com a Palma de Ouro de Cannes 2014

O filme turco "Winter Sleep", do diretor Nuri Bilge Ceylan, confirmou o favoritismo e levou a Palma de Ouro do 67º Festival de Cannes. O prêmio foi anunciado pela presidente do júri, a neozelandesa Jane Campion ("O Piano"), neste sábado (24), no Palais des Festivals.

O americano Bennett Miller, de "Foxcatcher", confirmou sua vocação de papa-prêmios e levou como melhor diretor, agradecendo aos seus atores no rápido discurso.

O Grand Prix, considerado o segundo prêmio mais importante do festival, surpreendentemente foi para a italiana Alice Rohrwacher, de "Le Meraviglie", que não estava em nenhuma bolsa de apostas como favorita --seria uma forma de tentar compensar o esquecimento de "A Grande Beleza", que não levou nenhum prêmio, ano passado, e terminou vencendo o Oscar de melhor filme estrangeiro?

A disputa de atriz estava entre a canadense Anne Dorval, de "Mommy", e a americana Julianne Moore, de "Maps to the Stars". Julianne venceu por seu papel como uma atriz neurótica e insegura tentando sobreviver em Hollywood. "Não sou Julianne Moore, mas vou aceitar feliz em seu nome", falou o roteirista do filme, Bruce Wagner. "Viva Los Angeles, Viva a França!"

Já o prêmio de melhor ator ficou com o inglês Timothy Spall, de "Mr. Turner", que derrotou o favorito Steve Carell ("Foxcatcher"). No meio do longo discurso de agradecimentos, uma situação engraçada: o celular de Spall começou a vibrar, interferindo no som do microfone. "Ops, mensagem de voz", disse o ator, sem se importar muito com o momento. "Estou tentando desligar em meio às lagrimas, calma."

Na entrega do Prêmio do Júri, houve um empate de opostos: "Mommy", do canadense Xavier Dolan, 25, o diretor mais jovem da competição, empatou com "Adieu au Language", do francês Jean-Luc Godard, 83, o mais velho. "Para minha geração, que acha possuir gosto diferente e sofre com isso: acredite que tudo é possível e não abandone suas ideias. O mundo é nosso", discursou um emocionado Dolan, muito aplaudido.

OS VENCEDORES DO 67º FESTIVAL DE CANNES

Palma de Ouro - "Winter Sleep", de Nuri Bilge Ceylan (Turquia)

Grand Prix - "Le Meraviglie", de Alice Rohrwacher (Itália)

Diretor - Bennett Miller, por "Foxcatcher" (Estados Unidos)

Prêmio do Júri (empatados) - "Mommy", de Xavier Dolan / "Adieu au Language", de JeanLuc Godard

Roteiro - Andrey Zvyagintsev, por "Leviathan" (Rússia)

Ator - Timothy Spall, por "Mr. Turner"

Atriz - Julianne Moore, por "Maps to the Stars"

Caméra D'Or - "Party Girl", de Marie Amachoukeli, Claire Burger, Samuel Theis (França)

Palma de Ouro de Curta-metragem - "Leidi", de Simón Mesa Soto (Colômbia/Inglaterra)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]