Uma mostra com 96 fotografias de Orlando Brito, que fazem parte de seu livro intitulado "Poder, Glória e Solidão", marcam a reinauguração da galeria Caixa Cultural, nesta quarta-feira (20), em Curitiba. A galeria é um dos espaços da Caixa Cultural Curitiba, que possui ainda um teatro (em funcionamento há dois anos), e a Sala da Memória, que também está sendo aberta esta semana.

CARREGANDO :)

Conhecido como o "fotógrafo dos presidentes", o livro e a exposição de Orlando Brito retratam desde os momentos iniciais da Revolução de Março de 1964, até os movimentos populares pela redemocratização do país, chegando aos novos tempos. Na mostra podem ser vistas imagens dos generais Castello Branco, Costa e Silva, Geisel, até representantes da transição como Ulysses Guimarães e Tancredo Neves e os presidentes José Sarney, Itamar Franco, Fernando Collor de Mello até a posse de Luis Inácio Lula da Silva, em 2002. São apresentados fatos e personagens marcantes da vida brasileira, em retratos em preto e branco.

Brito

Publicidade

Nascido em 8 de fevereiro de 1950, em Minas Gerais, Orlando Brito chegou a Brasília antes mesmo de sua inauguração, em 1956. Iniciou sua carreira de fotógrafo aos 15 anos, no jornal Última Hora, de Samuel Wainer. Seu trabalho engloba temas como política, sociedade, economia, terras, índios, esportes, turismo e questões sociais. Fez inúmeras viagens por mais de 50 países, em coberturas jornalísticas para a imprensa. Foi fotógrafo e editor da revista Veja durante 16 anos, e dos jornais O Globo e Jornal do Brasil. É autor de cinco livros de fotografia. Ganhou o prêmio World Press Photo do Museu Van Gogh, de Amsterdam, na Holanda, em 1979. Por onze vezes mereceu o Prêmio Abril de Fotografia, inclusive o de Hors-Concours. Também faturou prêmios de Aquisição da I Bienal de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo-MASP e da Bienal Internacional de Fotografia de Curitiba.Centro Cultural

Paralelo à mostra e à programação do teatro, o público da Caixa Cultural Curitiba poderá conhecer a história dos 145 anos da Caixa Econômica Federal, na Sala da Memória. No local, uma mostra permanente conta o início do banco, que começou como casa de penhor, onde os escravos levavam seus bens para penhorar afim de conseguir a carta de alforria. "A mostra segue três linhas: penhor, poupança e loterias, áreas de ataução do banco", comentou Cybelle Dematte, responsável pela Caixa Cultural Curitiba. Na sala o público vai encontrar cofres antigos e máquinas de loteira com papel perfurado, entre outras curiosidades.

Tanto a galeria como a Sala da Memória, foram reformadas. A galeria ficou fechada por um ano para receber as novas estruturas de luz e climatização. Os espaços podem ser visitados de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

A reinauguração da Galeria da Caixa deve contar com a presença da presidente da Caixa Econômica, Maria Fernanda Ramos Coelho.

Confira o roteiro completo de exposições

Publicidade

Serviço: Exposição de fotografias de Orlando Brito, do livro "Poder, Glória e Solidão". Abertura quarta-feira (20) às 19h30. Galeria da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 2118-5111 e 2118-5233. A exposição permanecerá aberta até o dia 17/02/06, de segunda à sexta, das 9 às 19 horas. Entrada franca.