• Carregando...
O cantor Gary Glitter | Reuters/Sukree Sukplang
O cantor Gary Glitter| Foto: Reuters/Sukree Sukplang

O cantor britânico Gary Glitter, que acaba de cumprir três anos de prisão no Vietnã por abuso sexual infantil, retornou a Londres na sexta-feira depois de não conseguir encontrar refúgio na Ásia.

Famoso nas décadas de 1970 e 1980 por canções como "Hello, Hello, I'm Back Again" e "I'm the Leader of the Gang (I Am)", Glitter chegou ao aeroporto de Heathrow vindo de Bangcoc, em um vôo da Thai Airways.

Ele foi recebido pela polícia e levado sob escolta policial, sob os flashes de uma multidão de paparazzi.

Em audiência realizada num tribunal nos arredores de Londres, horas após sua chegada, Glitter foi obrigado a assinar um registro de criminosos sexuais -- uma lista de pedófilos condenados mantida pela polícia.

Seu advogado, David Corker, disse que será possível apelar contra a decisão do tribunal.

Corker disse a jornalistas: "Ele (Glitter) me falou que seu julgamento no Vietnã -- país condenado por praticamente todas as organizações de justiça e direitos humanos como sendo um sistema de justiça injusta e julgamentos políticos -- foi uma farsa, uma paródia da justiça."

"Ele não teve um julgamento justo, e no momento devido isso será tratado com maiores detalhes."

Gary Glitter, 64 anos, foi libertado da prisão no Vietnã na terça-feira, depois de cumprir quase toda sua sentença de três anos. Ele embarcou em seguida para Bangcoc, de onde faria conexão para Londres, mas não embarcou no avião para Londres, alegando estar com problemas cardíacos e nos ouvidos.

Ele passou quase 24 horas perambulando pelo aeroporto de Bangcoc, apesar de ter sido declarado persona non grata na Tailândia. Em seguida, embarcou para Hong Kong, mas as autoridades chinesas não autorizaram sua entrada no país. Depois de retornar a Bangcoc, foi posto no vôo para Londres.

A mídia britânica especula que o cantor, cujo nome real é Paul Gadd, tentou evitar retornar à Inglaterra por temer a recepção negativa que teria. Desde que foi solto, cada movimento seu vem sendo acompanhado por fotógrafos de tablóides britânicos.

As fotos feitas dele mostram uma figura pálida e magra usando longo cavanhaque branco, com o rosto parcialmente escondido por um boné de beisebol e um lenço xadrez envolvendo seu pescoço.

Apesar de sua antiga fama na Grã-Bretanha, onde teve mais de 25 singles de sucesso, Glitter foi totalmente rejeitado no país depois de ser condenado ali em 1999 por fazer download de milhares de fotos de pornografia infantil em seu computador pessoal.

Depois disso, ele deixou o país e mudou-se para o Camboja, onde viveu vários anos antes de ser colocado numa lista negra, novamente por acusações sexuais. Ele se mudou para o Vietnã, onde foi preso em 2005 e acusado de abusar sexualmente de duas meninas.

Ele se declarou inocente, mas foi condenado e, em março de 2006, sentenciado a três anos de prisão.

Embora já tenha cumprido pena por seus crimes, a mídia britânica não o poupou de críticas.

Antes de seu retorno, o tablóide The Sun anunciou o retorno ao país do "popstar pervertido", e o The Mirror publicou uma manchete dizendo: "Aviso: este homem vil vai desembarcar na Grã-Bretanha hoje", ao lado de uma foto de Glitter rindo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]