• Carregando...
Acidente de monomotor acabou com a vida de Miller, em 1944 | Biblioteca do Congresso dos EUA
Acidente de monomotor acabou com a vida de Miller, em 1944| Foto: Biblioteca do Congresso dos EUA

Precursor

Rock and roll surgiu a partir do suingue criado pelo maestro

Arranjador e condutor sublime, muito mais do que trombonista (sua condição de origem), Glenn Miller (1904-1944) criou a textura da seda para embrulhar paixões ao mesmo tempo em que antecipou, com o suingue de "In The Mood", o que 15 anos depois seria conhecido como rock and roll. Nascido na pequena Clarinda, estado de Iowa, Estados Unidos, entendeu-se com os sopros aos 11 anos, assim que ganhou de presente um trombone. Ele teve uma ascensão mágica, iniciada assim que o mundo do jazz identificou o "som Glenn Miller", o colocou como maior sucesso fonográfico em 1941, quando saiu seu disco Chattanooga Choo Choo, registrado como o primeiro álbum da história a vender um milhão de cópias.

A guerra chegou e acabou com a brincadeira de Miller. Ou começou outra. Assim que soube do ataque japonês à base americana de Pearl Harbor, no Havaí, Miller pendurou o trombone, mandou os músicos para casa e alistou-se nas forças armadas.

Mas já era grande demais e, mesmo levando insígnias de capitão no ombro, recebeu uma missão longe do front: Glenn Miller iria subir o moral dos combatentes aliados levando a melhor música que poderia criar para eles.

Quem estava entre as tropas aliadas que haviam libertado a França dos alemães diria que o silêncio daquela manhã de 16 de dezembro de 1944 durou dois séculos.

Outros jurariam que sentiram no peito a força de um morteiro nazista. Os soldados receberam as primeiras notícias quando se preparavam para comemorar a vitória ao som da orquestra do major Alton Glenn Miller, um astro, o maior vendedor de discos do mundo desde 1939, o grande Glenn Miller. O avião monomotor de nove lugares que havia partido com ele de Twinwood, ao sul da Inglaterra, não havia chegado a Paris.

Além do músico e do piloto, dois oficiais norte-americanos estavam a bordo. "Eles não chegaram" parecia uma notícia mais devastadora do que "eles morreram".

Setenta anos e três dias depois de desaparecer entre as nuvens de uma noite de tempestade, talvez ele próprio não soubesse em vida ter criado um som de orquestra à prova do tempo. À frente de uma das fundamentais big bands brancas da era do suingue, Miller usou combinações de timbres, sobretudo entre clarinetes, trombones, sax e trompetes, com tamanha propriedade que ergueu um monumento no jazz.

Ainda que toque um tema desconhecido, se é que sobrou algum, duas notas e sabe-se que aquele som sai de sua orquestra.

As buscas pelos destroços do avião de Glenn Miller terminaram sem que nenhuma parte da fuselagem fosse encontrada. Ele não chegou para a festa, mas deixou música suficiente para embalar salões pelos próximos séculos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]