• Carregando...
 | Antônio More
| Foto: Antônio More

Um portfólio do designer Lucio Barbeiro, da Gazeta do Povo, ganhou 50 páginas do último número da tradicional revista Gráfica – Arte Internacional, editada há mais de 30 anos pelo diretor de arte Oswaldo Miranda, o Miran.

Barbeiro havia sido convidado anteriormente para ser publicado na revista, mas acabou trabalhando por mais de dois anos na publicação, que é considerada uma referência na área de direção de arte.

Quando decidiu se desligar, em 2014, foi convidado novamente por Miran, com quem mantém contato desde o período em que cursou Artes Gráficas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Publicado ao lado de trabalhos de nomes mundialmente conhecidos como Issey Miyake, do Japão, o portfólio inclui páginas e capas de produtos da Gazeta do Povo como o guia Brasileiro 2013 e a revista Viver Bem, além dos livros Gazeta do Povo – Todo Dia Nunca É Igual (2009), Pequenas e Grandes Histórias de Quem Tem o que Dizer e Marca de Chef (ambos de 2012). A seleção também reúne projetos de suportes variados como convites, cartazes, capas de CD e DVD.

"Há cerca de cinco anos meu portfólio era basicamente de criações feitas dentro da Gazeta. Mas o próprio jornal foi abrindo portas para outras coisas", conta Barbeiro. "Acabei me tornando um designer editorial, que lida com texto, com a leitura", explica.

O próprio texto é usado como matéria prima pelo designer, que diz usar a tipografia como ilustração aliada a explorações de técnicas e materiais. "Por isso o [jornalista da Gazeta do Povo] José Carlos Fernandes, que fez o texto [que acompanha o portfólio], fala que sou um impressor. São trabalhos que parecem brincadeira de criança, mas começa assim", diz.

Barbeiro destaca que os trabalhos selecionados, coassinados por outros profissionais como o designer Osvalter Urbinati e o ilustrador Felipe Lima (ambos da Gazeta), também resumem o aspecto coletivo de suas criações. "O trabalho é de todo mundo. É como se fosse uma homenagem a meus amigos", diz.

Herb Lubalin

Na Gráfica, Barbeiro faz uma seleção de trabalhos do célebre designer americano Herb Lubalin (1918-1981), uma de suas principais referências. "Ele influenciou uma geração. Tenho revistas da década de 60 que são lindas e até hoje ninguém fez nada igual", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]