Estreia
A Falecida
Teatro Cleon Jacques Parque São Lourenço (R. Mateus Leme, 4.700), (41) 3313-7190. Dias 24 e 25, às 20h30, e 26, às 19h30. R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Classificação indicativa: 14 anos.
Os Beatniks em A Gaivota
Teatro Cleon Jacques Parque São Lourenço (R. Mateus Leme, 4.700), (41) 3313-7190. Dias 25, às 18h30, e 26, às 17h30. R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Classificação indicativa: 16 anos.
O grupo brasiliense Novos Candangos traz a Curitiba entre sexta-feira e domingo dois espetáculos de dramaturgos distantes no espaço físico e temporal. Mas suas versões para "A Falecida", de Nelson Rodrigues, e "A Gaivota", de Chékhov, guardam alguma coisa em comum: a investigação sobre o fazer teatral.
O texto de Nelson, escrito em 1953, é considerado sua primeira "tragédia carioca", gênero criado por ele a partir de suas crônicas jornalísticas publicadas sob o título A Vida Como Ela É e desenvolvido à estatura de obras-primas.
Na versão do jovem grupo de Brasília, formado há um ano e meio, os sete atores em cena se alternam nos papéis dos diversos personagens saídos das ruas e do imaginário do Rio de Janeiro.
Na história, uma hipocondríaca pede ao marido um enterro de luxo, mas não é atendida.
"Ele conseguiu fazer uma história muito trágica, repleta de personagens canastrões, banais, ridículos mesmo", explica o diretor Diego de León, que conversou com a Gazeta do Povo.
O texto original foi "preservado" em meio ao jogo teatral criado pelos Candangos, que dividem a história em capítulos e, em cada um deles, apresentam-se como novos personagens.
"Fazer Nelson é, ao mesmo tempo, clichê, porque todo mundo faz, e desafiador, porque ele apresenta muitas ferramentas e metáforas para se trabalhar e pesquisar muito", conta León.
A Falecida foi a escolha do grupo para concorrer a um prêmio da Funarte, do Ministério da Cultura, que comemorou o centenário de nascimento do jornalista e escritor em 2012, com 17 espetáculos diferentes.
Do Rio à Rússia
Em outro clima e outro jogo, a companhia aborda um clássico do russo Anton Chékhov que permite repensar o fazer teatral à vontade. "Tentei fazer uma releitura e trazer para os tempos atuais a discussão que a peça faz sobre teatro, arte, diversão e o que as pessoas entendem por tudo isso", conta o diretor.
A adaptação livre o levou a optar pelo título Os Beatniks em A Gaivota, de forma a explicitar a liberdade tomada. Dos muitos personagens, foram eleitos quatro: o jovem dramaturgo Trepliov; sua mãe, a grande atriz Arkadina; a amada Nina, uma jovem atriz; e o eminente escritor Boris Trigorin. Se aqui os personagens são fixos, o estranhamento virá do fato de serem interpretados por quatro atores homens.
Representando o grupo semiprofissional Os Beatniks, eles fazem no palco uma "tentativa" de montagem de A Gaivota no original, um libelo à ambição artística e às dificuldades de relacionamento.
Mas é só uma tentativa porque, em meio a discussões infindáveis sobre o que estão fazendo, os personagens-atores acabam erguendo um "frankenstein" teatral. Entre algumas cenas saídas do autor russo insere-se o debate acalorado sobre por que montar um clássico hoje ou, como alguns preferem, um "texto chato".
Curiosamente, quando questionado sobre a coincidência de projeto entre sua versão de A Gaivota e aquela estreada pelo peruano-carioca Enrique Diaz em 2006, León confessa que o diretor é uma grande influência, mas que suas marcas serão mais reconhecidas em A Falecida.
Os Beatniks em A Gaivota também foi contemplado com um prêmio, o Myriam Muniz 2013, permitindo que o grupo excursione com os dois espetáculos pelo país.
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