• Carregando...
Túmulo estava protegido por uma muralha dupla construída em uma colina artificial | MENAHEM KAHANA/AFP PHOTO
Túmulo estava protegido por uma muralha dupla construída em uma colina artificial| Foto: MENAHEM KAHANA/AFP PHOTO

Três peças

A Cia. de Teatro Experimental apresenta, além do ciclo dedicado a Suassuna, três peças em locais diferentes:

• Mulheres de Nelson, 11 de maio a 3 de junho, no Teatro Experimental Universitário (TEUNI – UFPR)

• Hoje Tem Espetáculo, 15 de junho a 14 de julho, Bar Era Só O Que Faltava

• O Casamento, 27 de junho a 19 de julho, no teatro Barracão Encena

A terceira edição do Ciclo de Literatura acontece hoje, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação e com entrada gratuita. Na programação, a Cia. de Teatro Experimental, sob direção de Márcio Zatta, faz a leitura dramática das obras do romancista paraibano Ariano Suassuna. A entrada é gratuita.

Dividida em quatro apresentações, o ciclo pretende estudar a literatura por meio do teatro, promovendo, nas palavras de Zatta, o "encontro de duas grandes artes".

Recém-chegada a Curitiba, a Cia. de Teatro Experimental já realizou leituras dramáticas em outras cidades do Brasil e teve boa recepção do público.

O ciclo começa, justamente, com uma peça teatral: Torturas de um Coração, escrita por Suassuna em 1951, ano em que se recuperava de uma doença pulmonar.

Na semana que vem (dia 16), o grupo fará a apresentação de O Santo e a Porca (1957), obra que fala sobre o casamento da filha de um avarento. No dia 23, é a vez de A Farsa da Boa Preguiça (1960), comédia protagonizada por um homem cujas proezas giram em torno de versos, preguiça e mulheres, não necessariamente nesta ordem.

Na última quarta do mês (dia 30), os integrantes do Teatro Experimental lêem O Auto da Compadecida (1955), talvez a obra mais conhecida de Suassuna, em parte pela adaptação ao cinema feita pelo diretor Guel Arraes, com Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Marco Nanini, Diogo Vilela e Fernanda Montenegro.

A exemplo da primeira apresentação, hoje, todas as outras estão programadas para acontecer na Livrarias Curitiba do Shopping Estação.

Criada em Minas Gerais há sete anos, a Cia. de Teatro Experimental foi idealizada pela atriz e produtora Priscilla Poeta. Em 2002, para montar os espetáculos, o grupo contratou o diretor Márcio Zatta, com experiência de nove anos no circuito teatral do Rio de Janeiro.

Serviço: Ciclo de Leituras Dramatizadas de Ariano Suassuna com a Cia. de Teatro Experimental. Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2775), (41) 3330-5118. Hoje, às 19h30: Torturas de um Coração. Entrada gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]