• Carregando...
Primeira etapa da reforma começa na metade de junho | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Primeira etapa da reforma começa na metade de junho| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) começará a primeira fase de suas reformas na metade de junho – o anúncio será feito na segunda-feira, 26, pelo governador Beto Richa no auditório principal do teatro, Bento Munhoz da Rocha Netto, o Guairão. As obras, orçadas em R$ 2,8 milhões, serão custeadas pela empresa Renault do Brasil.

De acordo com a diretora-presidente, Monica Rischbieter, o apoio da Renault foi uma negociação entre governo e empresa, e envolve os serviços da primeira fase. Estão contemplados a troca de carpetes do Guairão e restauro das poltronas, além da substituição das cortinas tanto do auditório principal como do Salvador de Ferrante (Guairinha).

Segundo Monica, a previsão é de que as obras iniciem na metade de junho. "Será muito ágil, já que não são os mesmos trâmites dos processos públicos. Estamos muito felizes com o apoio", diz.

As licitações para a reforma lançadas pelo governo em setembro de 2013, que previam os mesmos serviços, foram canceladas.

Prazo

A previsão é que a reforma seja concluída até o fim do ano, quando o Guairão comemora 40 anos, e não prejudicará o funcionamento do teatro ou a agenda dos auditórios.

Por ser tombado pelo Patrimônio Histórico, as reformas seguirão a legislação e as diretrizes previstas. No caso das cadeiras do Guairão, por exemplo, elas serão retiradas para restauro (300 poltronas por vez), e, segundo Monica, serão temporariamente substituídas por outras semelhantes, até o fim do processo.

Além dessa fase de reformas, o Teatro Guaíra tem prontos projetos executivos já realizados pelo estado (no valor de R$ 1,2 milhão), que englobam modernização do palco, reformas nas coxias e banheiros, iluminação, entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]