• Carregando...

Londres – Dois filmes sobre a guerra do Iraque e seu impacto sobre os norte-americanos nos Estados Unidos estão entre os 22 trabalhos da competição oficial do Festival de Veneza deste ano, conferindo peso político a um evento repleto de produções de Hollywood.

In the Valley of Elah, de Paul Haggis (diretor de Crash – No Limite), com Tommy Lee Jones, Charlize Theron e Susan Sarandon, é o filme ansiosamente aguardado baseado no assassinato verídico de um jovem soldado americano que retornou do Iraque. O filme vai competir com Redacted, de Brian de Palma, a história de uma unidade do exército americano que persegue uma família iraquiana. O filme também analisa a cobertura do conflito pela mídia.

Outros filmes a tratar de questões polêmicas em Veneza serão Michael Clayton, com George Clooney no papel de um agente que faz trabalhos sujos para uma grande empresa; o italiano Il Dolce e L’Amaro, sobre a Máfia; e o egípcio Heya Fawda, que destaca a brutalidade policial.

O festival anual realizado na avenida de beira-mar Lido, que começará amanhã e terminará em 8 de setembro, é uma vitrine importante do cinema de arte mundial e um dos primeiros eventos precursores do Oscar, que acontece em fevereiro.

Em 2005, O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee, recebeu o Leão de Ouro de melhor filme em Veneza e acabou obtendo oito indicações ao Oscar.

In English

Seis dos filmes da competição principal são produções norte-americanas e quatro são britânicas, conferindo um destaque incomum ao cinema falado em inglês.

Lee Marshall, crítico de cinema da revista Screen International, disse que "este festival será ótimo para o lado mais independente do cinema anglo-saxão, mas há ausências importantes do resto do mundo".

Para Marshall, a América do Sul, a África do Sul e partes da Ásia estão subrepresentados na competição principal de Veneza e também nas seções especiais.

As outras produções americanas principais que estarão na competição principal são The Darjeeling Limited, com Owen Wilson e Bill Murray; The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford; com Brad Pitt; e I’m Not There, em que a australiana Cate Blanchett faz o papel do cantor e compositor Bob Dylan.

Os quatro filmes britânicos incluem Atonement, que vai abrir o festival e é baseado no aclamado romance Reparação, de Ian McEwan, e estrelado por Keira Knightley; e Sleuth, de Kenneth Branagh, um remake do thriller de 1972 baseado num roteiro de Harold Pinter, vencedor do Nobel de Literatura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]