• Carregando...
Daniel Day-Lewis e Penélope Cruz disputam o Globo de Ouro por Nine | Divulgação
Daniel Day-Lewis e Penélope Cruz disputam o Globo de Ouro por Nine| Foto: Divulgação
  • Confira a lista com os principais concorrentes ao Globo de Ouro

O drama Amor sem Escalas, estrelado por George Clooney, com seis indicações, e o musical Nine, com Daniel Day-Lewis e Marion Cotil­lard, com cinco, podem até liderar a disputa pelo Globo de Ouro 2010. Mas o título que desponta como favorito ao Oscar é mesmo Guerra ao Terror, longa-metragem da cineasta Kathryn Bigelow sobre a Guerra do Iraque, indicado em três categorias: filme, direção e roteiro.

Anteontem, a produção foi escolhida a melhor do ano pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova York, a associação de maior prestígio nos Estados Unidos.

Os concorrentes ao Globo de Ouro, que será entregue em 17 de janeiro, foram anunciados ontem em Los Angeles. O evento é tido como prévia do Oscar, mas costuma ter lá suas peculiaridades e nem sempre seus vencedores são também reconhecidos pela Academia.

Além de Amor sem Escalas e de Guerra ao Terror, Avatar, Bastardos Inglórios e Precious disputam o prêmio de melhor drama.

Concorrem com Nine, que vem dividindo as opiniões dos críticos, as comédias 500 Dias (com Ela), Se Beber, Não Case, Simplesmente Complicado e Julie e Julia, ambos es­­trelados por Meryl Stre­­ep, que disputa con­­sigo mesma o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou mu­­sical. Deve vencer por Julie & Julia.

Para melhor atriz dramática, foram in­­dicadas Sandra Bullock (The Blind Side) – a es­­trela norte-americana vive o melhor ano de sua carreira e também está na disputa de comédia por A Proposta – , Helen Mirren (The Last Station), Emily Blunt, (The Young Victoria) e Carey Mulligan (Sedução), franca favorita nessa categoria. Tudo leva a crer que ela e Meryl Streep sejam as principais favoritas ao Oscar.

Entre os que estão no páreo de melhor ator dramático, George Clooney (Amor sem Escalas) e Jeff Bridges (Crazy Heart) são os favoritos; Completam a lista Colin Firth (A Single Man), Morgan Freeman (Invictus) e Tobey Maguire (Brothers). Nenhum deles deve vencer.

Matt Damon (pelo péssimo O Desinformante), Daniel Day-Lewis (Nine), Joseph Gordon Levitt (500 dias (com Ela)), Robert Downey Jr (Sherlock Holmes) e Michael Stuhlbarg (Um Homem Sério) disputam o Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical. Day-Lewis leva vantagem, mas essa categoria deve reservar surpresas. Qualquer um dos cinco pode sair vencedor e nem chegar ao Oscar, que não costuma valorizar atores cômicos.Quentin Tarantino foi indicado ao prêmio de melhor diretor por Bastardos Inglórios. Ele concorre com Jason Reitman, por (Amor sem Escalas), James Cameron (Avatar), Clint Eastwood (Invictus) e com a favorita Kathryn Bigelow, de Guerra ao Terror.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]