• Carregando...
"Valsa com Bashir" concorre como primeiro filme israelense com possibilidade de conseguir um Oscar | Reprodução/Imdb.com
"Valsa com Bashir" concorre como primeiro filme israelense com possibilidade de conseguir um Oscar| Foto: Reprodução/Imdb.com

Três filmes com forte temática política estão entre os indicados ao Oscar na categoria língua estrangeira, sendo que o pacifista "Valsa com Bashir" concorre como o primeiro filme israelense com possibilidade de conseguir um Oscar.

Os outros indicados ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira são "Entre os Muros da Escola" (França), "The Baader Meinhof Complex" (Alemanha), "Departures" ("Okuribito") (Japão) e "Revanche" (Áustria).

"É uma lista boa. Gosto especialmente do filme israelense", disse o crítico de cinema Emanuel Levy, autor do livro "All About the Oscars".

"Valsa com Bashir", um misto de documentário e animação, trata da invasão israelense do Líbano em 1982, trazendo as memórias do diretor Ari Folman, que combateu no conflito.

"Meu filme faz uma declaração muito forte anti-guerra", disse Folman, cujo filme eleva para oito as indicações israelenses ao Oscar.

O diretor Uli Edel, 61 anos, disse que fez "The Baader Meinhof Complex", sobre o grupo alemão radical de esquerda Baader Meinhof, dos anos 1970, para ensinar a seus filhos de 20 e poucos anos sobre a política violenta que submergiu o movimento estudantil de seu país quando ele tinha a idade deles.

"Ainda não é uma história muito conhecida aqui nos EUA", disse Edel, que hoje vive em Los Angeles.

"Entre os Muros da Escola", que ganhou a Palma de Ouro de melhor filme em Cannes no ano passado, mostra as dificuldades enfrentadas por um professor secundário em Paris para ensinar uma classe de alunos em sua maioria imigrantes.

A imigração é uma questão política fortemente debatida na França, onde setores conservadores criticam a imigração em grande escala de países africanos e muçulmanos.

"A única mensagem que quero transmitir é que a diversidade, longe de ser um problema, é na verdade uma bênção para todos", disse o diretor Laurent Cantet.

"Departures", do diretor Yojiro Takita, ganhou o prêmio máximo no Festival de Cinema Mundial de Montreal. O filme trata de um desempregado que vai trabalhar preparando cadáveres para serem cremados e descobre que possui aptidão especial para o ritual intricado.

"Revanche", de Gotz Spielmann, é sobre um ex-presidiário que rouba um banco para ajudar sua namorada a escapar de um prostíbulo, mas se envolve com um policial e a mulher dele.

No ano passado, o Oscar de melhor filme em língua estrangeira ficou com o drama do Holocausto "Os Falsários", uma produção austríaca.

O filme italiano "Gomorra", sobre a máfia napolitana, se fez notar por sua ausência nas indicações ao Oscar.

"Pode ser que a Academia simplesmente não tenha gostado do filme ou que fez objeção a seu conteúdo violento", disse Levy.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]